Parceria entre a Prefeitura de Cotia e o Governo do Estado, a recuperação do Córrego de Caucaia do Alto é uma das principais obras realizadas no Distrito.
O moderno projeto com investimento de R$ 2.400.000 conta com canalização aberta, construção de amplo parque linear e implantação de praças e áreas de lazer nas margens.
Os “gabiões” são parte da etapa que inclui a segunda fase da obra.
Homens e máquinas trabalham diariamente para que o córrego seja recuperado, garantindo mais qualidade de vida aos moradores do entorno.
Homens e máquinas trabalham diariamente para que o córrego seja recuperado, garantindo mais qualidade de vida aos moradores do entorno.
A Secretaria-adjunta de Obras de Caucaia tem dado continuidade aos serviços com muros de “gabiões”, ou seja, estruturas armadas, flexíveis, drenantes de grande durabilidade e resistência, através de trincheiras amarradas nas extremidades e vértices por fios de diâmetro, sendo preenchidos com seixos ou pedras britadas. Os gabiões são utilizados em estabilização de taludes, obras hidráulicas e viárias e podem ser encontrados em três formatos: caixas, colchões, sacos, em diferentes tamanhos.
O local também recebeu a colocação de guias e sarjetas para preparar a calçada que antecede a pavimentação das vias. A obra segue a todo vapor para evitar transtornos aos motoristas e pedestres, além de mudar o visual do Distrito.
Segundo o Secretário adjunto de Obras de Caucaia, Alcides Fernandes, o DAEE estará vistoriando a obra nessa sexta-feira(22). "A previsão do término das obras será em torno de dois meses", relatou.
Para o Secretário de Obras, Benedito Simões, essa é uma obra pioneira que está dentro do contexto de recuperação das margens (matas ciliares) ao longo dos eixos hídricos(córregos).
"Também vamos fazer o plantio de 60mil árvores em toda a Bacia do Rio Cotia, com a implantação de parques lineares dentro das áreas urbanas", disse.
Fonte:portalviva