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Marketing Digital - Por onde começar para desenvolver sua estratégia?

Por onde começar no Marketing Digital

Fala galera, tudo bem?

Delton Silva aqui, e hoje para inaugurar nosso novo canal de comunicação aqui no Portal Cotia e Cia.


E antes começar a responder a pergunta acima, eu quero me apresentar rapidamente…

Meu nome é Delton Silva, 34 anos, casado, pai (ciumento) de duas lindas filhas. Formado em Letras pela Faculdade Associada de Cotia (atualmente Estácio), sou CEO da Digital Marketing 360.

Sou morador de Cotia há muito tempo. Desde quando ter uma linha de telefone em casa custava uma fortuna. Quando a internet era discada, que os celulares eram do tamanho de um tijolo e a TV aberta parava a transmissão de madrugada e retomava no outro dia de manhã… (Tá velho hein? – Frase do editor)

E por incrível que pareça, essa é uma realidade de mais ou menos 20 anos atrás.

É como diz um trecho da música Como uma onda no mar, do Lulu Santos:
“Tudo que se vê não é, igual ao que a gente viu há um segundo. Tudo muda o tempo todo no mundo! Não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo agora…”

A tecnologia evolui muito rápido e essa velocidade está totalmente ligada aos hábitos de consumo das pessoas que cada vez mais querem tudo pra ontem. E para iniciar a minha resposta a pergunta de por onde começar no Marketing Digital, quero te convidar para uma rápida viagem no tempo.

Vamos entender como a popularização da Internet e o acesso à informação, mudaram brutalmente os hábitos de consumo das pessoas.

Começando pela indústria fonográfica, vamos entender como surgiu, como era nos anos 90 e como está agora

RÁDIO:

História:

A primeira transmissão de rádio aconteceu no ano de 1897. No Brasil, chegou alguns anos mais tarde, em 1922.

Como era:

Você sintoniza a frequência da sua rádio para ouvir músicas, notícias, entretenimento, etc. A rádio tem o controle sobre o que e quando você consome.

Como é:

Você sintoniza a frequência da sua rádio para ouvir músicas, notícias, entretenimento, etc. A rádio tem o controle sobre o que e quando você consome. #NãoMudouNada

MÚSICAS (MÍDIA):

História:

Em 1860 na França foi gravada a primeira música no mundo. Em 1870 foi gravado o primeiro disco e apenas em 1910 foi gravado o primeiro disco com a velocidade padrão de 78 rpm. Em 1982, na alemanha, foi gravado o primeiro CD.

Como era:

Os fãs de um cantor ou grupo iam até a loja, comprava a mídia preferida (disco, fita K7, CD, etc) para ouvir suas músicas prediletas.

Como é:

Ainda existem lojas que vendem mídias musicais e o processo de compra também pode ser online. Mas uma opção de ouvir música mudou toda a história...

Em 1994 surgiu o MP3 (MPEG Audio Layer 3), um novo formato de arquivo de áudio.

Com esse novo formato era possível reproduzir música com qualidade e com uma redução de até 90% do tamanho original do antigo formato WAV. 

Inicialmente era necessário um codificador para ler o arquivo no PC. Em 1999 foi criado o Napster, um software online que permitia o compartilhamento de mp3 na internet.

Ele foi forçado a encerrar as atividades em 2001, ano que surgiu um tal de Ipod…

Lançado em 2008, o Spotify é atualmente o serviço de música comercial em streaming mais famoso do mundo com cerca de 140 milhões de assinantes (50 milhões pagos). Ou seja, hoje o usuário tem o controle sobre o que quer ouvir.

A mudança de comportamento em relação à televisão é bem similar ao que aconteceu com o rádio

TV ABERTA:

História:

No ano de 1936, em Londres, aconteceu a primeira transmissão regular de TV pela BBC.

Como era:

A chamada TV aberta oferece conteúdo gratuito com intervalos comerciais para que os patrocinadores possam oferecer seus produtos.

Como é:

A chamada TV aberta oferece conteúdo gratuito com intervalos comerciais para que os patrocinadores possam oferecer seus produtos.


TV POR ASSINATURA:

Com a ideia de levar um sinal de qualidade para regiões montanhosas surgiu a tv a cabo, que passou a ser cobrada pelo grande potencial comercial.

Como era:

O usuário paga um valor mensal e recebe uma quantidade de canais que transmitem conteúdos exclusivos, em sua maioria sem intervalos comerciais.

Como é:

O usuário paga um valor mensal e recebe uma quantidade de canais que transmitem conteúdos exclusivos, em sua maioria sem intervalos comerciais. #NãoMudouNada

Existem uma grande variedade para os usuários que desejam ver transmissões online. As mais conhecidas são o Youtube, com mais de 1 bilhão de acessos por dia e o Netflix, com cerca de 100 milhões de assinantes no mundo.

A grande diferença entre a TV convencional e a Online, está na agilidade e na personalização da entrega.

O poder de escolha não está mais nas mãos das empresas

Na televisão, por exemplo, os programas são exibidos em horários pré definidos e os telespectadores precisam se adequar para assisti-los, algo que não acontece no youtube e netflix.
Ainda há muitos outros exemplos de mudança de comportamento de consumo como o Uber, Amazon, AirBnB e o mais gritante de todos na minha opinião, que é o whatsapp...

E explico o motivo. Antigamente, era muito legal receber uma ligação. Meu irmão e eu corríamos para atender o telefone quando alguém ligava. Hoje em dia, me causa até um desconforto quando o celular toca. Você também se sente assim? hehehe


Lembre-se: A decisão de compra é online

O poder de compra mudou de mãos. Não é a empresa que decide qual é o melhor momento para o cliente comprar. O acesso a informação é muito mais rápido.

Em uma busca no Google o cliente consegue ter comparativos de preço e características para decidir qual é o melhor produto ou serviço para comprar.


CONCLUSÃO

Sendo assim, encerro este primeiro artigo respondendo a pergunta inicial: Por onde começar para desenvolver uma estratégia de Marketing Digital?

O primeiro passo para começar no Marketing Digital é mudar o seu modelo mental. Abrir a cabeça e começar a ‘pensar com cabeça do cliente’ que é cada vez mais digital.

E foi justamente pensando em te ajudar nesse processo, que o Rudney Oliveira e eu decidimos colocar essa coluna para funcionar. Vou compartilhar com você, conceitos, estratégias e ações práticas para que sua empresa possa atrair e converter mais clientes online.

Vou tentar ser o mais didático possível pensando em ajudar quem está começando do zero no Marketing Digital e também naquele que já está alguns passos a frente.

Deixe o seu comentário ou pergunta abaixo. Isso é um excelente termômetro para medir como você está recebendo o conteúdo.

Te espero aqui na semana que vem!

Forte abraço e conta comigo!

Por Delton Silva

Delton Silva é CEO e co-founder da Digital Marketing 360. Uma plataforma desenvolvida para que qualquer usuário possa desenvolver suas estratégias de Marketing Digital.
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