Varíola dos macacos: sobe para 5 o número de casos em Itapevi e 3 em Osasco

Informação foi confirmada pelo Cotia e Cia junto à Secretaria de Estado da Saúde nesta sexta-feira (15); confira os 240 casos espalhados pelo estado, os sintomas da doença e como se prevenir



Por Neto Rossi

Subiu para cinco o número de casos de varíola dos macacos em Itapevi e para três em Osasco. A informação foi confirmada pelo Cotia e Cia junto à Secretaria de Estado da Saúde nesta sexta-feira (15). Na segunda (11), Itapevi tinha registrado quatro casos e Osasco, dois.

De acordo com a secretaria, o estado de São Paulo já tem 240 casos confirmados – 85 a mais do que no início desta semana. Só a capital paulista registrou 208 casos.

Os demais foram confirmados em São Bernardo do Campo (6), Indaiatuba (2), Cajamar (2), Campinas (1), Itaquaquecetuba (1), Santo André (2), São José dos Campos (1), Sertãozinho (2), Vinhedo (1), Itararé (1), Ribeirão Preto (2), Diadema (2) e Santa Barbara D'Oest (1).

Segundo a pasta, todos os pacientes estão com boa evolução do quadro e são acompanhados pelas vigilâncias epidemiológicas dos seus respectivos municípios, com o apoio do Estado.

“O vírus da Monkeypox faz parte da mesma família da varíola e é importante salientar que o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. A transmissão ocorre entre pessoas e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual”, explicou a Secretaria de Saúde de SP.

Prevenção contra a Monkeypox (MPX)

- Evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele;

- Evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém com a doença;

- Higienização das mãos com água e sabão e uso de álcool gel;

- Não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais ou brinquedos sexuais;

- Uso de máscaras, protegendo contra gotículas e saliva, entre casos confirmados e contactantes.

Sintomas da Monkeypox (MPX)

- O principal sintoma é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus;

- Caroço no pescoço, axila e virilhas;

- Febre;

- Dor de cabeça;

- Calafrios;

- Cansaço;

- Dores musculares.

 

  

Postagem Anterior Próxima Postagem