Alunos de Cotia poderão aprender xadrez de forma gratuita

Prefeitura de Cotia está implantando o Projeto Xadrez nas Escolas


Está em fase de implantação o Projeto Xadrez nas Escolas na rede municipal de ensino de Cotia. A iniciativa está sendo viabilizada por meio de uma parceria com a Federação Paulista de Xadrez que, nesta fase, realiza um curso, com mestres enxadristas, para professores de Educação Física e para os Coordenadores Pedagógicos das unidades escolares de Ensino Fundamental I. 

O projeto vai contemplar os alunos do 1º ao 5º ano e será aplicado durante o horário de aula. “O xadrez vem para somar ao projeto educacional da nossa rede e foi abraçado pelo prefeito Rogério Franco. Neste momento, os professores de Educação Física estão sendo capacitados para a aplicação, que será a disciplina prioritária para trabalhar o projeto, mas a organização ficará a critério da unidade escolar e dos professores”, disse o secretário de Educação Luciano Corrêa. 

O xadrez desenvolve em seu praticante o pensamento lógico, o poder de atenção e concentração, imaginação, criatividade, julgamento, planejamento, antecipação, vontade de vencer, paciência, autocontrole, espírito de decisão e coragem, inteligência e interesse pelas descobertas. 

O Xadrez nas Escolas vem sendo acompanhado de perto pelo Supervisor de Ensino, Jorge Cândido Vieira. Ele lembrou que era um sonho trazer o projeto para a rede e que a atual gestão se sensibilizou o oportunizou a implantação. “Conversei com o secretário sobre a possibilidade do projeto e ele apoiou a ideia e trabalhou para conseguirmos implantá-lo”, lembrou Jorge. 

A Secretaria de Educação já fez a aquisição de tabuleiros de xadrez para as escolas que serão utilizados durante a prática nas aulas e em futuras competições entre as unidades escolares para incentivar esta prática.
Postagem Anterior Próxima Postagem