Prefeitura de Cotia cria Carteira de Identificação do Autista (CIA) que garante atendimento preferencial

Documento tem validade no território de Cotia e facilitará o acesso ao atendimento prioritário, garantido por Lei


Por meio do decreto 8.600/2019, a Prefeitura de Cotia criou o cadastro e a Carteira de Identificação do Autista (CIA), o objetivo é aumentar as garantias de atendimento preferencial para este público e, com isso, a Prefeitura também manterá um censo atualizado com o número de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no município. A inscrição para recebimento da Carteira de Identificação já está aberta e deve ser feita no Fundo Social. A carteira tem validade no município de Cotia. A Prefeitura também mantém um link no portal para que o interessado possa baixar e preencher o requerimento. 

Em 2018, sancionamos a Lei 2036/2018 que obriga os estabelecimentos púbicos e privados de Cotia a inserirem o símbolo mundial do autismo nas placas de atendimento prioritário. Dando continuidade a esse trabalho pautado no respeito e na valorização das pessoas, estamos lançando a Carteira de Identificação do Autista”, disse o prefeito Rogério Franco (PSD) 

A presidente do Fundo Social, Mara Franco, explicou que a partir da emissão da Carteira de Identidade do Autista o município terá um censo atualizado e vai facilitar o acesso aos direitos. "Nossa prioridade é facilitar a identificação e o exercício dos direitos da pessoa com autismo”, destacou Mara. 

Para solicitar a Carteira de Identificação do Autista basta o interessado ou seu representante legal preencher o requerimento, apresentar relatório médico que confirma o diagnóstico CID 10 F84, documentos pessoais, bem como dos pais ou responsáveis legais, cópia e original do comprovante de endereço. 



Emissão de Carteira de Identificação do Autista (CIA) 

Inscrição no Fundo Social 
Avenida Benedito Isaac Pires, 35, 4º andar – Parque Dom Henrique 
Apresentar: relatório médico confirmando o diagnóstico CID 10 F84, documentos pessoais, bem como dos pais ou responsáveis legais, cópia e original do comprovante de endereço. O requerimento pode ser baixado pelo link encurtador.com.br/ouzEM e entregue no FS com os documentos exigidos. 

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