Após registrar 38 casos da doença, Cotia terá Campanha Seletiva para Sarampo

Campanha será dividida em duas etapas. Campanha só será feita por conta da determinação do governo do estado.


Entre os dias 7 e 25 de outubro, e 18 e 30 de novembro, a cidade de Cotia participa da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo de forma Seletiva de avaliação vacinal e de vacinação conforme o Programa Nacional de Imunização - PNI. São alvos da Campanha Seletiva crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, ou seja, com quatro anos, 11 meses e 29 dias, além de adultos com idade entre 20 e 29 anos, 11 meses e 29 dias. A Campanha Seletiva foi dividida em duas etapas para atendimento dos dois públicos.

As crianças serão alvo da 1ª etapa (de 7 a 25/10) e, de acordo com a Secretaria de Saúde, no dia 19 de outubro (sábado) está programado o Dia D com a abertura de algumas Unidades Básicas de Saúde (a relação será divulgada em breve) para vacinação dos menores.

Na 2ª etapa da Campanha Seletiva para Sarampo o público-alvo serão os adultos (20 e 29 anos), sendo que o Dia D está marcado para 30 de novembro (sábado). "Importante deixar claro que Cotia não está em campanha contra o sarampo, o que acontece, nestes dois momentos, é uma vacinação seletiva daqueles que ainda não se vacinaram, ou não estão com as doses em dia, já que entre estes públicos há uma incidência maior e com mais gravidade de casos de sarampo", disse Magno Sauter, Secretário de Saúde.

De acordo com a coordenação da Vigilância Epidemiológica de Cotia, a cidade não sofreu desabastecimento da vacina contra o sarampo e aguarda o envio de doses para atualização vacinal e para atender ao público-alvo das duas etapas da Campanha Seletiva.

"Desde que o Estado começou a registrar o aumento de casos de sarampo, diversos municípios receberam um aporte maior de doses para vacinar praticamente toda a população. Cotia não foi incluída na campanha, mas nunca deixamos de fazer a atualização e os bloqueios, sempre que necessário", disse Silvana da Silva, coordenadora da Epidemiológica.

Neste ano, Cotia registrou, até o momento 38 casos positivos da doença. Em um dos casos. um homem de 52 anos ficou isolado no hospital Regional de Cotia.
Postagem Anterior Próxima Postagem