Exclusivo: Caucaia do Alto registra 3 casos de Gripe Suína/Gripe A!

Ficheiro:H1N1 influenza virus.jpg
Imagem de microscópio do virus
O site Cotia e Cia recebeu informação de 3 casos que foram diagnosticado de Gripe A (Gripe Suína), essas 3 pessoas moram em Caucaia do Alto-Cotia, elas estão internada em hospitais particulares pois foram tratados por convênio médico, por isso também não fazem parte das estatísticas da secretária de saúde de Cotia.

São 2 homens e 1 mulher ambos da mesma família que foram confirmadas com a Gripe A.

Você conhece a gripe A?

A gripe A, ou gripe suína como era reconhecida até 30 de abril de 2009, é causada pelo vírus Influenza tipo A/H1N1 modificado, denominado A/CALIFORNIA/04/2009. Esse, resultante da união de material genético de cepas da gripe humana, aviária e suina; extrapolou a barreira de espécies e passou a atingir seres humanos.

Os sintomas desta doença incluem a presença de febre repentina e acima de 38°C e tosse, podendo vir acompanhados de diarreia, dificuldade respiratória e dores de cabeça, nas articulações e músculos. O período de incubação pode variar entre 24 horas a duas semanas.

Pessoas com tais manifestações, e/ou que estiveram em algum dos países cuja incidência foi confirmada - além daqueles que tiveram contato próximo com estes - devem buscar auxílio médico, a fim de diagnosticar a doença. Os kits utilizados fornecem os resultados em até 72 horas, sendo necessárias amostras de secreções respiratórias, de no máximo sete dias após o início das manifestações. Pode ser necessária a coleta de sangue, para diagnóstico diferencial.

Outras informações:

• Não existem registros de incidência deste vírus em outras espécies animais.
• O consumo de carne suína ou derivados, desde que cozidos previamente, não fornece chances de contaminação.
• A maioria dos casos confirmados são adultos ou jovens, o que pode indicar a relativa eficácia das campanhas anuais de vacinação, até então indicadas para crianças e idosos.
• O uso de máscaras e equipamentos de proteção individual é recomendado para os profissionais de saúde e familiares que lidam diretamente com pessoas infectadas. Também é indicado para indivíduos que estão em áreas afetadas.
• Febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza? Procure um médico ou um serviço de saúde.

*Brasil Escola e Cotia e Cia
Postagem Anterior Próxima Postagem