Artigo: A importância do trabalho de base do Cotia FC!

Trago aqui uma pequena contribuição para reflexão sobre o Cotia F.C. Ao que se apresenta na mídia, novos ares começam a circular pelo Clube, o que é muito bom. Entretanto algumas questões são pertinentes nesse momento de mudança:

Como fica a Base do Cotia FC? Qual o projeto de médio e longo prazo para a formação de atletas que possam nutrir identificação pelo Clube de forma que bons frutos possam ser colhidos dentro de alguns anos? O Clube pensará apenas no imediato objetivo de acesso a outra divisão do futebol paulista ou de fato pretende se estabelecer como Clube com história e orgulho dela?

Em 2012 as categorias de base sub 13 e sub 11 tiveram campanhas exitosas. Com o sub 13 alcançando o 5º lugar no certame e o sub 11 ficado em 3º lugar no campeonato da Federação Paulista de Futebol (FPF) o Clube e a Cidade ficaram conhecidos em todo o Estado de São Paulo e com isso tem passado a ser o objetivo de muitos atletas em formação que vislumbram no Cotia um trabalho sério e promissor. É preciso aproveitar esse fato e de forma urgente reiniciar os trabalhos com os atletas remanescentes com objetivos claros de preparação para torneios e categorias futuras.

O que faz de alguns clubes pelo Brasil e pelo mundo serem campeões é exatamente a forma como olham as categorias de base. Santos, São Paulo e Barcelona são exemplos disso. 

O Barcelona que é considerado por muitos o melhor time da atualidade tem seus atletas vinculados ao clube desde sua adolescência, o que faz pensar que não é um gasto o que se aplica na formação dos atletas, mas um investimento de médio e longo prazo pelo qual ganham diretoria, investidores e torcedores.

Essa é uma mentalidade que precisa ser assumida pelas pessoas envolvidas com o Cotia FC. Investidores que tiverem suas marcas agregadas a essa filosofia, ao cabo de alguns anos terão um retorno ainda impensado.

Vejo pelas ruas da cidade, pelos carros, pelos meios de imprensa a propaganda para o famoso Rodeio de abril. A cidade já se contagia com isso e muitas pessoas já começam a planejar sua participação nos eventos divulgados. Porque não se faz o mesmo com o Cotia FC? Os jogos não podem ser divulgados de forma maciça pelos outdoors e imprensa local? Já foi feita alguma pesquisa com os cotianos para verificação do nível de conhecimento que os mesmos tem da existência do Clube e de quais os torneios tem participado?

Concluo com certa tristeza essa reflexão. Os Atletas dos citados sub 13 e sub 11, tendo ido tão longe com a camisa que leva o nome da cidade não receberam por parte das autoridades locais nenhuma homenagem, nenhum evento de agradecimento pelos triunfos alcançados. Isso não é um desabafo, mas uma constatação.

A Câmara Municipal que homenageia tanta coisa não poderia ao menos ter realizado uma sessão de congratulação aos atletas e comissão técnica como reconhecimento e incentivo? Qualquer cidade faria isso por seus atletas promissores, guerreiros e vencedores. Embora muitos não saibam, Cotia Fc já mandou jogadores para o Santos, SPFC, Flamengo RJ, Audax, Portuguesa e Barueri...

Aguardo de forma torcedora que os atletas em formação, e, sobretudo os que já mostraram em 2012 do que são capazes, tenham atenção neste ano de 2013 com único sentido de garantir o futuro desse Clube, fundado no ano 2000, que tem como títulos apenas o que esses atletas já conquistaram.

Além dos louros alcançados no Campeonato Paulista da FPF O sub 13 foi semifinalista da Copa Ouro da Associação Paulista de Futebol; o Sub 11 Vice Campeão da mesma Copa Ouro. Um tradicional campeonato em sua edição de número 50, o Torneio Ubatuba Cup, levantaram a taça de campeão os times do Sub 13 e Sub 11, além do vice-campeonato do time sub 11 (com a final inédita dos times Sub 11A e Sub 11B.).

É de extrema importância a valorização da base do Clube, de seus atletas e profissionais no sentido de iniciar a construção de uma história de sucesso e vitórias.

Fraterno e Solidário Abraço a todos

João Antonio
Postagem Anterior Próxima Postagem