Secretaria de saúde de Cotia alerta moradores sobre combate à dengue

A Secretaria Municipal da Saúde realizou uma reunião no início desta semana para discutir ações que minimizem os riscos de uma possível epidemia da doença no município.

Diversas cidades da região oeste e bairros da capital têm apresentado índices crescentes da doença. “Entendemos que é necessário fazer uma força tarefa em relação à limpeza urbana e conscientização”, destacou a coordenadora Pascoa Bichiato.

A subsecretária de Saúde, Dra. Débora Pinheiro também esteve presente com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Canassa e representantes das demais Secretarias Municipais. “Devemos alertar a região da Granja Viana, principalmente, pois o maior foco de contágio está localizado no Jardim Rebelato e Parque São George”.

Serão realizadas diversas ações na cidade, a fim de mobilizar a população: os coordenadores das escolas municipais atuarão como multiplicadores junto aos professores e alunos, e haverá divulgação nas igrejas, associação amigos de bairro e de casa a casa.

Páscoa ainda alerta os moradores sobre os cuidados necessários. “É preciso entender que o controle da proliferação do mosquito transmissor da doença é um trabalho coletivo. Não adianta a gente manter nossa residência limpa se os vizinhos não fazem a mesma coisa”.

Fique atento aos sintomas da dengue

Transmissão

Os sinais de alarme podem surgir a partir do 3º dia da doença e podem indicar que a doença está piorando. Caso apresente um dos sintomas abaixo, procure atendimento médico imediatamente.

Sinais de alerta:

· Dor abdominal

· Vômitos persistentes

· Sangramentos

· Alteração de comportamento

· Choro persistente em crianças

· Pressão arterial baixa, tontura

· Pele fria e pálida

· Diminuição da quantidade de urina

Cuidados a serem tomados com os casos de dengue

A hidratação deve ser feita com líquidos caseiros e soro caseiro* . Um adulto deve ingerir pelo menos 1 litro de soro caseiro e 2 a 3 litros de líquido.

Utilize antitérmicos conforme prescrição médica

Não use ácido acetilsalicílico ou antiinflamatórios  não hormonais

Procure atendimento médico imediato caso apresente sinais de alarme ou desaparecimento abrupto da febre.

*1 litro de água filtrada, mineral ou fervida (fria), uma colher de chá de sal e uma colher de sopa (rasa) de açúcar.
Postagem Anterior Próxima Postagem