Header Ads

Caucaianos se apresentam dançando "Catira" em São Roque!

Aconteceu neste domingo a "Roda de Viola" no Casarão da Fazenda Cambará no município de São Roque e os Caucainos marcaram presença no evento levando a cultura e a beleza da dança da "Catira", é a cultura sendo levada a sério.

Conheça a CATIRA:

Catira ou cateretê é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos.
 De origem híbrida, com influências indígenas, africanas e européias, a catira (ou "o catira") tem coreografia executada na maioria das vezes por homens (boiadeiros e lavradores) e pode ser formada por seis a dez componentes e mais uma dupla de violeiros, que tocam e cantam a moda. 

É uma dança típica do interior do Brasil, principalmente na área de influência da cultura caipira (Mato Grosso, norte do Paraná, Minas Gerais, Goiás, interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul).

A coreografia da catira apesar de parecer semelhante varia bastante em determinados aspectos, havendo diferenças nitidas de uma região para outra. Normalmente é apresentada com dois violeiros e dez dançadores.



Tecnologia do Blogger.