Delphi anuncia fechamento de fábrica em Cotia; Funcionários entram em greve

Na última semana a empresa multinacional Delphi Automotive Systems Do Brasil Ltda, anunciou a sua saída da cidade de Cotia na Grande São Paulo, a empresa terá sua fábrica em Piracicaba, interior do estado. 

No último sábado (1), os metalúrgicos reunidos na subsede do sindicato da categoria em Cotia aprovaram uma jornada de lutas para manter os mais de 1000 empregos diretos e indiretos que a empresa criou na cidade.

Por volta das 5:00 desta segunda feira (3), os funcionários da empresa entraram em greve por tempo indeterminado, o objetivo da paralisação é a empresa reconsiderar a decisão tomada e permanecer na cidade.

O Cotia e Cia falou com o diretor do sindicado dos metalúrgicos Alex da Força " A greve foi aprovada em assembléia e estamos organizando uma passeata amanhã [Terça feira (4)] saindo da empresa e indo até a câmara municipal e depois até a Prefeitura de Cotia" disse. 
 
Foto: Israel
Em contato com alguns funcionários, a informação por parte da multinacional é que os mesmos têm a vaga de emprego na nova localidade, entretanto sem garantia de estadia ou algo do gênero. Os funcionários também disseram que só ficaram sabendo da mudança no último dia 29.

Segundo o sindicato se a mudança for confirmada, a estimativa do Sindicato é que mais de R$ 40 milhões deixem de ir para a economia de Cotia e região em forma de salários e impostos. A isso se soma os impactos no sistema de saúde pública, já que a maioria dos trabalhadores não deve migrar com a empresa e, com isso, podem perder convênios médicos. Além disso, haverá as perdas para os prestadores de serviço a Delphi.

Mesmo com todas as dificuldades da economia global, a Delphi faturou ao longo dos últimos anos mais de R$ 70 milhões ao ano. Resultado que tende a se ampliar em 2015, já que a empresa tem se beneficiado da valorização do dólar.

Funcionários por volta das 7 da manhã.







Postagem Anterior Próxima Postagem