A passos lentos, reorganização do transporte de passageiros está em andamento em Cotia

Está sendo promovendo uma série de ações com o objetivo de melhorar a qualidade do transporte de passageiros em Cotia. O plano de modernização se encontra em curso desde o dia 15 de julho, quando foi iniciada (por edital público) a pré-seleção do sistema alternativo de transporte.

As inscrições e a entrega das documentações terminaram em 22 de agosto e a pré-seleção está prevista para ser finalizada no dia 28 deste mês. Os pré-selecionados irão compor o contrato entre a Prefeitura e a empresa que irá operar o sistema de transporte em nossa cidade. Vale destacar que a escolha desta empresa se dará por licitação, que será publicada nos próximos dias.

A reestruturação do sistema de transporte público prevê a integração de ônibus e vans, ampliação das linhas e aumento do número de assentos, inclusive à noite e aos finais de semana.

A previsão é de que entrem em operação 83 ônibus - inclusive de grande porte, como articulados ou biarticulados, que farão as linhas chamadas troncais (com alta demanda); e 80 micro-ônibus por período, que atuarão no sistema alimentador, sobretudo nos bairros mais distantes.

Nessa nova organização, o atendimento se dará plenamente em todos os períodos do dia, inclusive horários noturnos e finais de semana. Além disso, haverá melhora na frequência e horários pré-estabelecidos. "Estima-se um aumento na oferta de assentos na ordem de 30% nos horários de pico; 50% nos horários entre-picos; e de 75% nos horários noturnos e aos finais de semana", explicou o secretário Silvio Leme.

Serão atendidos, também, bairros que hoje não possuem transporte por terem baixa demanda de passageiros, como, por exemplo, Caputera, Lajeado/Nova Vida e diversas regiões do distrito de Caucaia.

A mudança do sistema se dará ao longo de seis meses, contados a partir da contratação da nova empresa. A tarifa municipal - que hoje custa R$ 2,60 não será reajustada.
Postagem Anterior Próxima Postagem