Cotia fica em 348ª. posição em programa ambiental do Estado!

Cotia ficou com a 348ª. posição no ranking do programa “Município Verde Azul”, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Na região Cotia ficou atras de Ibiúna e na frente de municípios como Itapevi e Vargem Grande Paulista.

Apenas os 158 primeiros colocados no ranking recebem o selo “Município Verde Azul”, que garante prioridade na captação de recursos da administração municipal junto à Secretaria, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). Mesmo  não ganhando o selo Cotia subiu em relação ao ranking do ano de 2010 que na ocasião foi 395ª.

O Programa


O programa “Município Verde Azul” foi lançado em 2007 com o objetivo de descentralizar a política de meio ambiente, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.
De acordo com o site do projeto, a gestão ambiental compartilhada cria uma responsabilidade mútua, estimulando o desenvolvimento da competência gerencial nos municípios. Ao Estado cabe prestar colaboração técnica e treinamento às equipes locais. Nesse processo, é fundamental a participação da Câmara de Vereadores e das entidades civis, Conselhos Ambientais, outras representações ambientalistas e de representação da cidadania.

Com essa gestão compartilhada, o governo do Estado passou a ter os municípios como parceiros, tomando decisões conjuntas e estimulando ações municipais em prol do meio ambiente e da sociedade. A ação também visa uma maior conscientização e comprometimento da população.
Todas as 645 cidade do Estado de São Paulo aderiram ao programa “Município Verde Azul”, sendo que 485 deles enviaram as informações avaliadas pela Secretaria de Meio Ambiente.
Postagem Anterior Próxima Postagem