Vargem Grande Paulista presta homenagem às vítimas do terremoto e tsunami no Japão!

Com um minuto de silêncio e uma emocionante apresentação de Taikô com a participação de 176 jovens tocadores, a Associação Cultural e Esportiva de Vargem Grande Paulista (ACEVGP) homenageou no último domingo (11), as vítimas do terremoto e tsunami que arrasou o Japão há um ano.

A apresentação foi realizada no Ginásio da Cooperativa, exatamente às 14h46, hora precisa em que ocorreu o violento terremoto e destruiu a costa nordeste do arquipélago provocando a maior catástrofe nuclear mundial do último quarto de século.

Além de Vargem Grande Paulista, também participaram da apresentação de Taikô tocadores das cidades que compõem a região sudoeste: Ibiúna, Osasco, Piedade, Colônia Pinhal, São Miguel Arcanjo, Pilar do Sul, Sorocaba e Registro. “Este é um dia em que estamos elevando nossas energias ao Japão, num só pensamento positivo e fraterno. Esta apresentação aflorou o calor humano e representou bem o que houve no país, demonstrando o quanto foi drástico”, comentou o presidente da Associação Brasileira de Taikô Orlando Kenji Shimada.

Numa perfeita sintonia, os jovens tocaram os tambores e gritaram juntos “Ganbare Nippon” que significa, entre outras coisas, uma forma de apoio e pedido por união. A cerimônia foi prestigiada, ainda, pelo prefeito, pelo vice-prefeito, o presidente da ACEVGP Tsutomu Taniguchi e o diretor de Taikô da região sudoeste Takoshi Oishi.

Taikô
O taikô, que significa tambor na língua japonesa, é um instrumento de percussão, cuja superfície é confeccionada com pele de animal. É tocada com a mão ou com o uso de uma baqueta, mas sempre exige do músico a habilidade rítmica e o preparo físico para sustentar batidas homogêneas e obter som satisfatório.
Também é um instrumento que expressa sentimentos de alegria, ira, tristeza, prazer, dando-se a sensação de deslocar os espíritos até os antepassados. Assim, aos praticantes do Taikô a sua conduta disciplinar, social e moral são fatores fundamentais para ser companheiro e apoio aos parceiros com reciprocidade.
Postagem Anterior Próxima Postagem