No dia mundial da água, que tal conhecer a reserva do Morro Grande?

Reserva-Florestal-do-Morro-Grande
Morro Grande SABESP divulgação
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado São Paulo) montará, nesta quinta-feira (22), um roteiro de visitações a museus, estações de tratamento e reservas que fazem parte de suas instalações. O esquema faz parte da comemoração ao Dia Mundial da Água e ocorrerá, paralelamente, na capital, Grande São Paulo e Baixada Santista.

Outro local aberto à visitação é a Reserva do Morro Grande e ETA Alto Cotia, na Grande São Paulo, a Reserva do Morro Grande é o local das matas que envolvem as represas da Cachoeira das Graças e Pedro Beicht, situada nas bacias inferiores e superiores do Rio Cotia, no Estado de São Paulo.

O sistema de adução do Rio Cotia foi iniciado por volta de 1898, conforme anteprojeto do Doutor Teodoro Ramos, para fazer face à expansão do sistema de abastecimento da capital que, naquela época, era realizado com a utilização dos mananciais da Serra da Cantareira, Água Funda, e a captação das águas do Rio Tietê, na altura do Belenzinho.

As represas da Graça (1916) e Pedro Beicht (1929), foram construídas entre 1916 - 1933, o Sistema Baixo Cotia entrou em operação após janeiro de 1963, com a inclusão das Barragens de Isolina Superior e Inferior.
O reservatório Pedro Beicht foi projetado para regularizar a vazão do Rio Cotia com sua descarga dirigida para a barragem da Cachoeira da Graça, que por sua vez vai elevar o nível de água para captação e adução, parte por gravidade e parte por bombeamento, até a Estação de Tratamento de Água Alto Cotia, de propriedade da SABESP.

A Reserva do Morro Grande foi criada pela lei 1949 de 4 de abril de 1979, compreendendo as matas ciliares, para destinação de preservação de fauna e flora e proteção aos mananciais.
A Reserva faz parte do município de Cotia, a sudoeste de São Paulo e distante 34 quilômetros do marco zero da capital,

De acordo com a companhia, os passeios são gratuitos e podem ser feitos durante o ano todo. Entre os lugares que estão inclusos no roteiro estão o Sistema Cantareira e a ETA (Estação de Tratamento de Água) Guaraú, na zona norte de São Paulo, com visitação a partir das 10h30.
Postagem Anterior Próxima Postagem