Escola de Cotia cria plataforma exclusiva para aulas remotas

“Escola na sua Casa”. Estudantes se viram adaptados à nova realidade de sala de aula virtual e dizem que apesar de sentirem falta do contato físico com professores e colegas, aulas garantem aprendizado


Notebook ou tablet, celular, fone de ouvido. O uniforme foi trocado muitas vezes pelo pijama ou uma roupa bem à vontade. A carteira pela mesa do jantar ou pela escrivaninha do quarto. Este é o novo cenário das “salas de aulas” de escolas públicas e particulares do Brasil. 

Professores, pais, alunos se viram, de repente, tendo que mudar completamente suas rotinas para se adaptarem à nova realidade de aulas remotas por conta do isolamento e distanciamento social, imposto pelo Governo Estadual para conter o avanço do covid-19 desde meados de março, quando os estudantes mal haviam retornado das férias. 

A coordenadora pedagógica do Colégio Espaço Potencial Objetivo de Cotia, Daniela Santos Machado, nos contou que diante do prolongamento da determinação do isolamento, a direção do colégio junto com a equipe pedagógica optou por voltar às aulas em formato online. “Tínhamos que garantir que os nossos alunos não tivessem prejuízos em seus processos pedagógicos”. 

A direção não mediu esforços para acelerar e motivar o uso das novas tecnologias para alcançar a todos os alunos com aulas ao vivo”, comentou Marcelo Rizzo diretor do Espaço Potencial Objetivo. “A versatilidade na qual estão ocorrendo as aulas e atividades dadas pelos professores, demonstram nosso compromisso em preservar a qualidade educacional como sempre oferecemos.” 

Se o aluno não pode ir à Escola, a Escola vai até o aluno. Uma força-tarefa formada pela direção, gestão, coordenadores, professores e Tecnologia da Informação, agiu rápido e investiu, até chegar, em tempo recorde, na plataforma “Escola na sua Casa”, com aulas ao vivo e gravadas, respeitando sempre a faixa etária de cada aluno, da Educação Infantil ao Pré-Vestibular. 

A coordenadora exemplifica: “Para os alunos da Educação Infantil existe uma alternância entre aulas gravadas e aulas ao vivo, respeitando o limite de tempo em que as crianças nessa idade devem ficar expostas a internet”. 


A partir do Ensino Fundamental 1, as aulas acontecem ao vivo, de acordo com a grade curricular de cada série e respeitando os horários das aulas como aconteciam em modo presencial. Nos casos do Ensino Fundamental 2 – a partir do 6º ano até o Ensino Médio, foram necessárias algumas adaptações nesse horário de aula. 

Interação e criatividade

Se de um lado a escola teve que fazer investimento pesado em tecnologia para garantir o acesso de todos os alunos às aulas remotas, do outro lado [pais e alunos] não precisaram dispor de nada mais além do que praticamente todos tem: internet, celular ou notebook, um fone de ouvido e câmera que normalmente já vem acopladas aos aparelhos. E por fim baixar o programa que dá acesso à sala virtual. 

Pais, professores e alunos aprovaram o método utilizado pelo colégio e Daniela comemora. “Está um sucesso! Essa situação nos deixa tocados, mas ver aqueles lindinhos felizes porque estão vendo os amigos e a ‘prô’ não tem preço”, emociona-se. 

Daniela destacou ainda a parceria dos pais, muitos se preocuparam em melhorar a internet e investiram em tecnologia, “se adaptaram ao que pedimos e estão se mostrando parceiros acima de tudo”. 

A nova metodologia de aula deu tão certo que de acordo com Daniela, quando a pandemia passar e os alunos voltarem, a sala virtual deve ser incorporada à rotina como complemento às aulas presenciais. 

Rotina mudou pouco

Gabriela Prudêncio, aluna do terceiro ano do Ensino Médio é uma das alunas embora triste por não poder encontrar os amigos na Escola, está satisfeita com o método adotado pelo Objetivo de Cotia. “No começo achei que não ia me adaptar, mas estou gostando muito”, relatou a estudante. ‘Para mim a minha maior dificuldade é não estar presente, isso acaba comigo a falta do contato físico, de ver os professores e todos”. 


A rotina mudou muito pouco. Ela acorda cedo pois a aula inicia às 7h10. A diferença é que não precisa colocar o uniforme e o café da manhã fica para o horário do intervalo. Entre uma aula e outra, cinco minutos para sair de uma sala [virtual] e entrar na outra e acertar detalhes técnicos ou pequenas oscilações de conexão. “Não estou tendo dificuldades. Os professores se esforçam muito. Dá para ver o carinho deles e da escola em geral."

Gabi Prudêncio está entre os milhares de estudantes que irá prestar o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, no final do ano e perguntada se essa mudança de rotina iria dificultar o desempenho na prova, ela disse que não. 

No começo, quando ainda não havia o EAD eu estava muito preocupada, mas hoje acho que não, pois estamos nos dedicando muito mais e com as aulas gravadas ajuda bastante.” 

Alternativa maravilhosa

Nada substitui o professor na sala de aula, mas é uma alternativa maravilhosa para o momento que estamos passando”, relatou o Plantonista Administrativo do Hospital do Taboão, Adilson Ferreira da Silva, 51 anos e pai da Maria Clara Gonçalves, estudante do 1º ano do Ensino Médio. 

Para receber a “Escola em Casa”, Adilson conta que fez uma pequena adaptação na sala de jantar e separou um cantinho para a filha. E ajuda quando precisa imprimir trabalhos e fazer algumas pesquisas. “Estamos numa situação complicada e temos que apoiar”. 

Pai presente, ele não reclama da missão de ajudar a filha nas atividades da Escola, até porque, independente de isolamento e aulas remotas isso já fazia parte de sua rotina e de sua esposa. “Pai ajudar filho nas tarefas escolares não é peso é aprendizado”. 

A novidade para ele é o fato de poder acompanhar as aulas com a filha e conhecer os professores. “Sempre tive essa curiosidade de saber como o professor atua na sala de aula. Fiquei muito satisfeito em ver essa interação entre professor e aluno. Estou achando muito interessante. Eu só lamento que muitos colegas de minha filha de outras escolas não estejam tendo a mesma oportunidade.” 


Mais informações 

Colégio Espaço Potencial Objetivo de Cotia
Av. Catarina Etelvina Pedroso, 93 - Vila São Francisco de Assis - Cotia - SP
Informações: 11 4703-3362
Acompanhe pelas Redes Sociais:
facebook.com/PotencialCotia | @objetivocotia
Postagem Anterior Próxima Postagem