Cotia lança projeto para atendimento a homens agressores

A violência doméstica causa traumas, desestrutura famílias e, em casos extremos, chega ao feminicídio.


Falar de homem agressor causa revolta em muita gente. E não é para menos. A violência doméstica causa traumas, desestrutura famílias e, em casos extremos, chega ao feminicídio - que é o assassinato da mulher. Em Cotia, as Secretarias da Mulher, de Saúde e de Desenvolvimento Social, bem como a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e um grupo multidisciplinar de voluntários, se deram as mãos e formaram o “Homem com Ciência” para atender exatamente o agressor, ouvi-lo e apresentar-lhe a possibilidade de guinada em suas vidas, de revisão de comportamentos, mudanças de condutas e início de uma nova consciência. A iniciativa conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM)

O grupo contará com a participação de cerca de 15 homens denunciados por agressão contra mulheres. São réus em processos e vão ter que se explicar para a Justiça, mas terão a oportunidade de mudarem de atitude com orientação de psicólogo, psiquiatra, assistente social, preparador físico. “Em alguns casos a agressão está ligada a patologias, como transtorno de personalidade, e estes casos são os mais complicados”, alertou o psiquiatra Mario da Silva Albuquerque Junior. “E este grupo servirá para ajudar, orientar, buscar recuperar este indivíduo”, disse.

Os homens estão sendo convidados pela própria delegacia. “Já formamos um grupo com 15 homens, eles foram convidados a participar dos encontros, vamos dar declaração de horas para quem precisar levar para o trabalho e vamos anexar ao processo esta participação”, explicou a delegada Daiane Cassar.

Os encontros serão quinzenais e estão previstos seis encontros no total. Em cada reunião, um profissional atenderá o grupo. “Estes homens serão atendidos por homens dispostos a ajuda-los, a conversa vai ser franca e as orientações fundamentais. Alguns, por exemplo, poderão ser encaminhados para algum outro tipo de serviço e atendimento para continuar com a construção deste Homem com Ciência”, disse Ângela Maluf, secretária da Mulher.

Já estão confirmados no grupo o psiquiatra Mário da Silva Albuquerque Júnior, o psicólogo Ernane Rijo Borges, o preparador físico Edvaldo Augusto lemos da Silva, o Sensei Dinho, o assistente social Francisco Luiz Gomes de Carvalho, além de Fabrício Leiva, do Projeto Restaurando Vidas.
Postagem Anterior Próxima Postagem