Ministério da saúde coloca Cotia na lista de cidades com risco de surto de sarampo; Secretaria da saúde nega


Segundo a Secretaria municipal de Saúde, Cotia não está em surto epidemiológico de sarampo



Uma lista divulgada nesta semana, pelo Ministério da Saúde, consta os municípios de todo o País que estão com risco de surto ativo de Sarampo, ou seja, municípios que tiveram aumento de casos nos últimos 90 dias. Cotia consta na lista, pois, nos últimos três meses, registrou três casos confirmados da doença, antes, não havia caso confirmado na cidade. 

A coordenação epidemiológica do município explicou em nota que surto ativo é diferente de surto epidemiológico, ou seja, não há uma epidemia de contaminação na cidade. O surto ativo alerta para o aumento de um para três casos em 90 dias. 

O município não participou, por decisão do Governo do Estado, da Campanha de Vacinação contra Sarampo, que terminou no dia 16 de agosto. A cidade, no entanto, seguiu vacinando as faixas etárias indicadas (no calendário de vacinação) e realizando a atualização vacinal dos jovens com idade entre 15 e 29 anos que não tomaram duas doses da vacina. 

Além disso, nos últimos dias, as UBS’s começaram a vacinar bebês com idade entre 6 meses a menores de um ano, por determinação do Ministério da Saúde. Esta vacinação, no entanto, não dispensa a necessidade de aplicação da dose na criança aos 12 meses e aos 15 meses de vida.
Postagem Anterior Próxima Postagem