Semana Santa: Cotia terá ponto facultativo na quinta-feira (18)

Fique atento, saiba o que funciona e o que fechará na quinta.


A Prefeitura de Cotia e os departamentos públicos não terão expediente na próxima quinta-feira (18), o motivo é que é ponto facultativo na cidade. Intitulado de “Endoenças” o dia antecede à sexta-feira da paixão e é comemorado especialmente pela igreja católica. 

Vale ressaltar que o ponto facultativo exclui serviços essenciais como guarda civil, pronto atendimento e agentes de trânsito.

O Poupatempo informou que  abrirá normalmente na quinta, porém não funcionará na sexta e sábado (19 e 20). O atendimento à população retorna na segunda-feira (22), no horário normal.

As agências bancárias funcionarão normalmente na quinta-feira (18).

O que é Endoenças?

A Quinta-feira Santa ou Quinta-feira de Endoenças (dores e temores) é a quinta feira, imediatamente, anterior à Sexta-feira da Paixão, da Semana Santa. Este dia marca o fim da Quaresma e o início do Tríduo Pascal na celebração, que relembra a última ceia do Senhor Jesus, o Cristo, com os doze Apóstolos.

Dentro dos ofícios do dia, adquire uma especial relevância simbólica, o lava-pés, realizado pelo sacerdote e no qual relembra o gesto realizado por Cristo antes da última ceia com seus apóstolos.

A chamada “última ceia” de Jesus, com os seus “shaberim”, foi um “kidush”, que precedeu a “Pêssach”, sendo realizado na quinta-feira.
Postagem Anterior Próxima Postagem