Zona Azul: Estabelecimentos negam receber em dinheiro em Cotia

Empresa que administra a cobrança de estacionamento rotativo diz que locais não são obrigados a terem troco.


O estacionamento rotativo (Zona Aul) em Cotia tem o custo de R$2,25 para cada hora. O motorista pode optar por pagar com cartão de crédito via aplicativo ou procurar algum estabelecimento para regularização. O que pouca gente sabe é da dificuldade em se pagar o estacionamento em dinheiro.


Na manhã deste sábado (21), a reportagem do Cotia e Cia estacionou um veículo na rua José Bruno na região central da cidade, como de praxe em menos de dois minutos fomos notificados que deveríamos realizar o pagamento e uma lista de estabelecimentos próximos. 

Após nosso compromisso começamos a procurar os locais para realizar a regularização, fomos em três locais BB sound, SOS sobrancelhas e Lemdrim. Todos negaram o recebimento do valor em espécie. Estávamos com uma nota de R$ 50,00, mesmo argumentando que só estávamos com tal nota para pagamento, fomos informados que não tinham o que fazer.

Após as negativas, entramos em contato com o telefone da empresa Dinâmica Zona Azul que nos informou que nenhum estabelecimento é obrigado a ter troco para a Zona Azul em Cotia. Apesar disso o Código de Defesa do Consumidor diz ser proibido a recusa de moeda nacional.

O que diz o Código de Defesa do consumidor:

  • "Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

(...)

  • Parágrafo IX: recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de intermediação regulados em leis especiais;(Redação dada pela Lei nº 8.884, de 11.6.1994)"
Postagem Anterior Próxima Postagem