Funcionários públicos de Cotia terão 5 dias de folga

Cotia tem ponto facultativo, feriado nacional e municipal nos próximos dias.

A semana dos funcionários públicos de Cotia será mais curta, isso porquê os departamentos municipais não funcionarão entre os dias 29 de março e 02 de abril.  O motivo é ponto facultativo, feriado nacional e municipal, veja abaixo:


Quinta-feira (29) - Ponto facultativo intitulado de "endoenças" (veja abaixo o que é endoenças);
Sexta-feira (30) - Sexta-Feira santa, feriado nacional;
Segunda-feira (02) - Aniversário de Cotia, feriado municipal. 

O ponto facultativo da quinta-feira (29) exclui os funcionários sujeitos a escala, como guardas civis e profissionais da saúde nos casos de plantões.

No âmbito estadual o Poupa Tempo de Cotia não terá expediente na sexta-feira, sábado e segunda-feira. O funcionamento será retomado na terça-feira, dia 3 de abril. As agências bancárias devem abrir na quinta-feira (29), mas na segunda estarão fechados.

O que é Endoenças ?

A Quinta-feira Santa ou Quinta-feira de Endoenças (dores e temores) é a quinta feira, imediatamente, anterior à Sexta-feira da Paixão, da Semana Santa. Este dia marca o fim da Quaresma e o início do Tríduo Pascal na celebração, que relembra a última ceia do Senhor Jesus, o Cristo, com os doze Apóstolos.
Dentro dos ofícios do dia, adquire uma especial relevância simbólica, o lava-pés, realizado pelo sacerdote e no qual relembra o gesto realizado por Cristo antes da última ceia com seus apóstolos.

A chamada “última ceia” de Jesus, com os seus “shaberim”, foi um “kidush”, que precedeu a “Pêssach”, sendo realizado na quinta-feira.
Postagem Anterior Próxima Postagem