Confira os postos de vacinação contra febre amarela em Ibiúna

A Prefeitura de Ibiúna, informou que a partir de hoje (16) vai disponibilizar a vacina contra a doença para crianças com mais de 5 anos, adultos e idosos no Centro Olímpico, localizado à (Rua José Cipriano de Freitas) a partir das 9h. Mas alerta que não há doses disponíveis em grandes quantidades. Serão distribuídas 300 senhas por dia e a vacinação acontece de segunda a sexta-feira.


Já no Centro de Saúde Central serão vacinadas somente crianças menores de 5 anos, com a distribuição de 100 senhas por dia, a partir das 9h. Para se vacinar, é preciso levar documento de identificação e, para menores de 15 anos, é obrigatório apresentar a caderneta de vacinação.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, na última sexta-feira (12) foram aplicadas 7.402 doses entre 15 Unidades de Saúde e o Posto de Saúde Central. Todas as pessoas, com idade a partir de nove meses de idade, devem se imunizar contra a doença.

Além de disponibilizar a vacina no Posto de Saúde Central e no Centro Olímpico, a Secretaria de Saúde realiza o chamado monitoramento nos bairros onde há registro de macacos mortos. “É importante as pessoas entenderem que não é matando os macacos que se resolve o problema da febre amarela. O macaco acaba sendo uma sentinela da possível presença do vírus em determinada região”, afirmou o setor da Vigilância Epidemiológica.

Diante da confirmação de novos casos da doença em todo o País, a procura pela vacina aumentou em diversos municípios e Ibiúna também registrou alta na procura. A Secretaria de Saúde montou uma programação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros. Confira a programação:

Nas unidades dos bairros do Paruru, Ressaca e Campo Verde, a vacinação acontecerá nos dias 22 e 29 de janeiro e 5 de fevereiro (no Paruru a partir das 12h30; no Campo Verde e Ressaca a partir das 9h);

Nas unidades dos bairros do Recreio, Morro Grande e Pintos, a vacinação será nos dias 23 e 30 de janeiro e 6 de fevereiro, a partir das 9h;

Nas unidades dos bairros do Gabriel, Verava e Lageadinho, a vacinação será nos dias 17, 24 e 31 de janeiro, a partir das 9h;

Nas unidades dos bairros do Piaí, Capim Azedo e Cupim, a vacinação será nos dias 18 e 25 de janeiro e 1º de fevereiro, a partir das 9h;

Nas unidades dos bairros do Paiol Pequeno, Vargem do Salto e Carmo Messias, a vacinação será nos dias 19 e 26 de janeiro e 2 de fevereiro, a partir das 9h.

 Veja quem pode tomar a vacina:

Crianças a partir dos nove meses até idosos com 60 anos.

Não podem tomar a vacina:

Grávidas e mulheres que estão amamentando crianças menores de seis meses.

Doentes com câncer que fazem quimioterapia ou radioterapia.

Pessoas com alergia a ovos ou derivados.

Portadores de HIV ou qualquer doença que atinja o sistema imunológico.

Transplantados.

No caso dos idosos com mais de 60 anos, é preciso avaliação médica. Quem já tomou a dose da vacina contra a febre amarela tem imunidade para vida toda.

Vale destacar que AS PESSOAS QUE JÁ TOMARAM A VACINA NÃO PRECISAM REPETIR A VACINAÇÃO. A dose aplicada em Ibiúna é única e vale por toda a vida.

Quem encontrar macacos mortos em Ibiúna pode entrar em contato com o Departamento de Zoonoses pelo telefone 3294.1381, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Postagem Anterior Próxima Postagem