Prefeitura de Cotia promete zerar fila por implantação de DIU

A partir da próxima segunda-feira (4/12), a Secretaria de Saúde de Cotia retoma a oferta de implantação de DIU – método contraceptivo reversível – em mulheres pacientes da rede municipal de saúde. Para suprir a demanda, uma médica da rede que atende em Caucaia do Alto estará na Clínica da Mulher, toda segunda-feira, no período da tarde, para realizar o procedimento gratuitamente nas pacientes que já estão na fila pelo contraceptivo.


Fizemos alguns ajustes de pessoal e esta médica estará conosco nesta iniciativa para zerar a fila que, atualmente, está em mais de 300 mulheres”, disse Magno Sauter, titular da Secretaria de Saúde. De acordo com ele, serão atendidas dez mulheres por segunda-feira, todas precisam estar com os exames em dia, lembrando que para implantar o DIU o exame de Papanicolau precisa ter sido feito há no máximo um ano. O DIU é fornecido pela Secretaria de Estado da Saúde.

Apesar do levantamento da Secretaria de Saúde de Cotia apontar mais de 300 mulheres aguardando a implantação do DIU, apenas um terço delas foram localizadas pela coordenação e já confirmaram interesse na implantação do método contraceptivo. Mulheres que já têm o encaminhamento médico e já estão na fila e, por alguma razão, não receberam nenhum contato, devem ligar na Secretaria de Saúde, no 4616-0800, e falar com Tânia.

Novas solicitações de implantação do DIU devem ser feitas pelo médico que acompanha a paciente na UBS, após análise de exames e a definição por este método contraceptivo. A partir daí, via central de regulação, é feito o agendamento da implantação. 


Sobre o DIU

O DIU é o método contraceptivo que impede a implantação do óvulo na parede uterina. É um meio de contracepção reversível e bastante confiável. Tem a forma de um T e só deve ser introduzido no útero por um especialista. Médicos habituados ao processo levam alguns minutos para realizar a instalação do objeto. Ele pode ser prescrito para mulheres jovens com vida sexual ativa.
Postagem Anterior Próxima Postagem