Onça encontrada em empresa em SP é solta em reserva ambiental em Cotia

Onça no dia em que foi achada no escritório (dir.) e sendo solta nesta quarta-feira em reserva em Cotia (Foto: Divulgação/Cotia)

A onça-parda que encontrada em uma empresa de Itapecerica da Serra,  na semana passada, foi solta na reserva ambiental do Morro Grande, em Cotia, nesta quarta-feira (23). A soltura ocorreu por volta das 16h, segundo bombeiros que participaram da operação.

O animal é macho e recebeu o nome de Granito pelos veterinários. "Como ela foi capturada em Itapecerica da Serra, e o significado do nome da cidade em tupi guarani é pedra escorregadia, então, resolvemos batizá-lo de granito", disse a veterinária Cristina Haumi Adania, coordenadora de fauna da ONG Mata Ciliar, responsável por cuidar da onça desde que foi resgatada.

Na manhã do dia 14, uma segunda-feira, funcionários chegaram para trabalhar em uma empresa na Rua Nova dos Godóis, no bairro Potuvera, nas imediações da Rodovia Régis Bittencourt, e encontraram o animal no local.


Bombeiros do 18º Grupamento foram chamados e o felino, capturado após ser sedado com dois dardos tranquilizantes. A ação foi registrada em vídeo, que mostra a onça-parda sentada no canto de uma sala rugindo. Durante o tempo que ficou recebendo cuidados veterinários, a onça recebeu um chip de identificação.

O animal, então, foi levado até a ONG Mata Ciliar, que fica em Jundiaí, no interior. "É um macho de 50 quilos, grande pela idade, pois é jovem. Está bem alimentado. Muito provavelmente ele apareceu neste local para fugir de uma queimada na vegetação no entorno da empresa”, disse, à época, a veterinária.

*G1
Postagem Anterior Próxima Postagem