Jovens nascidos em 1999 devem fazer o alistamento militar

Os jovens nascidos em 1999 que completam 18 anos em 2017 – ou que já completaram e não se apresentaram nos anos anteriores, têm até o dia 30 de junho para comparecer à Junta de Serviço Militar de seu município e requerer o alistamento nas Forças Armadas.

O serviço é obrigatório a todos os brasileiros do sexo masculino e o não cumprimento da obrigação pode prejudicar o cidadão em diversas situações, como concursos públicos, emissão de passaporte, admissão em emprego, entre outros.

Devido ao excesso de contingente, uma parte dos inscritos torna-se automaticamente parte da reserva das Forças Armadas, recebendo o Certificado de Dispensa. Há ainda aqueles que são recrutados para o Serviço Militar Obrigatório e que na região é direcionados ao Complexo Militar de Quitaúna, em Osasco.

Os jovens devem se antecipar e procurar o serviço militar o quanto antes, a fim de evitar as filas comuns nas últimas semanas.

Nascidos em 1997 devem se apresentar pessoalmente na Junta Militar munidos de certidão de nascimento ou carteira de identidade original (RG), CPF (se houver), comprovante de residência e foto 3×4 recente.

O alistamento é um ato obrigatório, cujo descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar. Aqueles que perderem o prazo de alistamento (2 de janeiro a 30 de junho de 2017) só poderão participar da seleção em 2017, para incorporar apenas em 2018.

A Junta Militar de Cotia funciona no prédio do Centro de Serviços Públicos do Município – CESEP, situado à Rua Jorge Caixe, 306, Jardim Nomura, Cotia.

Moradores de Ibiúna devem se informar pelo telefone (15) 3248-9900 Ramal 9910, já os moradores de vargem Grande Paulista podem se informar pelo telefone
(11) 4158-2323.
Postagem Anterior Próxima Postagem