Negócios: Entenda o que é Competência Societária

Toda empresa precisa de pelo menos duas competências em sua estrutura, independente do porte, regime tributário ou ramo de atividade, qualquer empresa que deseja alcançar o sucesso precisa ter uma boa Gestão (competência 1) e precisa ter uma boa estrutura ou plano de Vendas (competência 2). Uma vez que temos claro isso e atendo-se à micro e pequenas empresas, chegamos a expressão “Competência Societária”...é muito comum ouvirmos chavões como “...ter sócio em uma empresa é te problema”, “...empresa em sociedade é sempre complicado”, etc, e é daí que surgem as dúvidas do empreendedor em início de atividade sobre a questão de ter ou não um sócio. E para responder a esta dúvida é preciso que o empreendedor conheça muito bem quais são suas competências o empreendedor precisa saber exatamente no que ele é bom, enfim quais são seus pontos fortes é preciso que ele conheça se a si mesmo e desta forma ele saberá se precisa ou não de um sócio para tocar o novo negócio. Isso por que a formação de uma sociedade empresarial busca a complementariedade de competências, por tanto, a Competência Societária define em quais áreas cada sócio irá atuar de acordo com suas habilidade pessoais (neste momento desprezamos a figura do sócio investidor). Sendo assim, se as competências mais importantes em uma empresa são Gestão e Vendas, fica claro que se você é um bom Administrador, conhece de finanças, de gestão de processos tem habilidade para gestão, mas é um  fracasso em vendas, abra o olho!!! Se uma empresa não vende, não há o que administrar, por tanto, quando acabar seu capital de giro sua empresa vai quebrar. Do contrário se você é carismático, sabe prospectar clientes, sabe vender, porém, não entende de Gestão ou entende pouco é indispensável que você complemente sua competência com um sócio que saiba administrar, afinal você não tem as habilidades necessárias para tal função, para gerir um capital, administrar recursos e processos, liderar pessoas e a chance de que você leve a empresa a falência é grande!

Por tanto, a estrutura societária de uma empresa precisa se complementar, necessariamente um sócio será o Gestor e o outro será um Vendedor, e o que os dois sócios precisam, ter em comum é a capacidade de cumprir metas e a capacidade de manter o foco, Marcos Lemonis um grande empresário norte-americano costuma dizer que “...muitas empresas não dão certo por que os sócios querem fazer tudo...”, ora se entendemos que a estrutura societária de uma empresa precisa ter um sócio Gestor e um sócio Vendedor é de salutar importância que cada um assuma as responsabilidade de acordo com suas competências e evite interferir na área do outro sócio, caso contrário o sócio que interfere na área do outro deixa de executar suas tarefas, não consegue cumprir suas metas e ainda acaba por minar a relação entre os sócios e atrapalha o trabalho de seu colega.

Por fim, muitos empresários negligenciam as conversas entre os sócios, e eu não estou falando do dia-a-dia, refiro-me a uma reunião de fato, onde um  sócio senta de frente para o outro apresenta os resultados de seu trabalho, ouve, fala, comentar sobre suas expectativas, discute sobre o negócios. Em uma sociedade empresarial é indispensável que os sócios façam reuniões periódicas afim de alinhar objetivos, estabelecer e quando necessário rever metas, promover ajustes e definir novos caminhos e possíveis mudanças. Então agora que você já sabe o que é Competência Societária, caso já tenha uma empresa converse com seu sócio sobre isso, defina melhor suas áreas de atuação e estabeleça um calendário de reuniões para conversar e alinhar as atividades que vocês desenvolvem. Por outro lado se você tem dúvida se deve ou não selecionar e admitir um sócio identifique suas competências, procure conhecer-se melhor e selecione um sócio que complemente suas habilidades, desejo sucesso e bons negócios!!!!

Sobre o autor
Denilson Moura
Sou Administrador de Empresas e Técnico em Contabilidade, trabalhei por 12 anos na área de Logística e atualmente sou sócio do escritório Veiga & Moura 
Contabilidade Empresarial.

…acredito que tão importante quanto estudar uma ciência, é ter a 
oportunidade de aplicá-la e com base na experiência ajudar a desenvolve-la”.

Denilson de Sousa Moura
denilson.moura@veigaemoura.com.br
11-3455.1484 / 11-986441441

Postagem Anterior Próxima Postagem