Gestão de PMEs - As movimentações financeiras de sua empresa estão programadas, tome nota

A afirmação que define o título deste texto parece despretensioso, mas em se tratando de finanças empresariais poucas coisas são tão certas...interrompa a leitura por um instante e procure em sua memória ás obrigações financeiras que sua empresa terá que honrar nos próximos dias, semanas ou meses, claro que se você tiver um sistema de gestão estas informações estarão lá organizadas e disponíveis, caso não tenha registros nenhum é possível que sua memória te traia e você se esqueça de algum fornecedor ou prestador de serviços com quem tenha contraído  obrigações financeiras. Porém, mais fácil do que lembrar de nossas obrigações financeiras é lembrar de nossos direitos, sem dúvida se você interromper sua leitura por mais um instante conseguirá lembrar de todos os clientes que devem para sua empresa valores monetários que você pretende receber nos próximos dias, semanas ou meses.

Este simples exercício que propus de puxar na memória as movimentações financeiras de sua empresa demonstra que a frase do título faz todo sentido, porém, indica que ela apesar de fazer sentido não é literalmente uma verdade, afinal, o empresário ou empreendedor tem e precisa ter características bastante peculiares, no entanto, não é dotado de uma memória infalível e ainda por cima não é capaz de controlar sem informatização toda a movimentação financeira de um negócio, ainda que seja uma empresa MEI ou até um empreendedor autônomo, desta forma as movimentações financeiras de sua empresa já estão programadas, mas podem não estar lançadas nos seus controles.

Pense nisso, e considere urgentemente a implantação de um sistema de informática em seu negócio, caso não tenha! O mercado inclusive oferece sistemas gratuitos como o MARKETUP ou ZERO PAPER (em sua versão básica), caso já tenha alguma informatização de sua empresa parabéns você já está no caminho certo para manter suas movimentações organizadas e atualizadas e pode contar com relatórios e informações muito importantes para administrar o seu negócio. Mas voltando ao título do artigo, mesmo que você não saia do lugar os aluguéis da sua empresa, o 13º de seus funcionários que você terá que pagar em novembro e dezembro já estão em seu Fluxo de Caixa e aliás, mesmo que você nem tenha um Fluxo de Caixa organizado em sua empresa diversas outras despesas já estão lá, inclusive a licença de funcionamento que a prefeitura te cobrará em breve, por tanto, antes de ler este artigo pode se que você nem havia se dado conta destas questões, mas agora você já sabe e o que vai fazer com estas informações? Planeje, programe-se, prepare sua empresa, não vá chegar ao final deste ano lamentando-se que terá dificuldades para pagar o décimo terceiro...As movimentações financeiras de sua empresa já estão programadas, algumas despesas, algumas receitas e você só terá que atualizar e se organizar, aproveite!!!! E se tiver uma dúvida, uma crítica ou uma sugestão fale conosco através dos contatos a seguir bons negócios.

Sobre o autor


Denilson Moura
Sou Administrador de Empresas e Técnico em Contabilidade, trabalhei por 12 anos na área de Logística e atualmente sou sócio do escritório Veiga & Moura Contabilidade Empresarial.

…acredito que tão importante quanto estudar uma ciência, é ter a oportunidade de aplicá-la e com base na experiência ajudar a desenvolve-la.”

Denilson de Sousa Moura

denilson.moura@veigaemoura.com.br
11-3455.1484 / 11-986441441

Postagem Anterior Próxima Postagem