Header Ads

Projeto "Ópera na escola" terá apresentações em Caucaia do Alto e Cotia no dia 18 de outubro

Disseminar a música clássica para comunidades que habitam o entorno das escolas públicas no  estado de São  Paulo é a proposta do Projeto “Ópera na Escola" .O espetáculo é apresentado por um narrador, acompanhado de 7 músicos e um maestro, que através da interpretação da obra traduzem as emoções da história de Pedro e o Lobo.

O projeto Ópera na Escola acontece dentro do Programa Escola da Família, em que escolas abrem aos fins de semana para eventos culturais  e é, em muitos bairros, a única opção de lazer das comunidades. Pedro e o Lobo é voltado ao  público infantil, más agrada a todos.

O compositor russo do século 19, Serguei Prokofiev, teve como propósito mostrar às crianças os sons dos vários instrumentos e por isso, cada personagem é representada por um instrumento diferente.
Paralelamente ao espetáculo, o Projeto fornece material pedagógico às escolas e desenvolve atividades didáticas vinculadas à obra.

Cléia Mangueira, em conjunto com Livia Sabag, idealizou o Ópera na Escola e assina a direção geral de Pedro e o Lobo: “Nossa ideia sempre foi oferecer música com qualidade ao público infantil e juvenil; mais do que isso, que eles tivessem a oportunidade de apreciar e aprender novos valores culturais. A música clássica pareceu muito interessante pelo fato de que a maioria dos alunos da rede pública e suas comunidades simplesmente não têm acesso à essa arte” – ela diz. 

O Projeto pretende tornar possível o primeiro contato de muitas crianças e seus familiares com o gênero musical. Ao todo, 15 escolas receberão as apresentações, que têm entrada gratuita. O “Ópera na Escola”, tem realização da Tulipa Produções Artísticas e conta com o patrocínio da Gerdau, por meio do Instituto Gerdau, firmado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC.

 Confira os horários e endereços das apresentações:

11h00 – E. E. Sidrônia Nunes Pereira (Av. Inocêncio P. de Oliveira, 405, Caucaia do Alto) - fone: 4611-1641 /0520. 

 15h00 – E. E. Dept Conceição da Costa Neves (Rua Potengi, 92, Jd Rio das Pedras, Cotia) - Fone: 4614-0233 / 4703-4846.


Tecnologia do Blogger.