ONG SELVA apresenta projeto de reativação do núcleo do Programa de Jovens de Cotia

Foto: Ana Paula Alcântara
A ONG SELVA- Sociedade Ecológica Verde Amarelo, que atua desde 1994 no município de Cotia e região Oeste,  apresentou o projeto de Reativação do Programa de Jovens da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo no 1o Simpósio de Educação Ambiental promovido pelos municípios: Barueri, Cotia, Carapicuíba,Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba e Taboão da Serra  no dia 17 de Junho na FATEC Barueri.

Os  educadores ambientais e representantes da SELVA Fernanda Campos Luiz e André Luiz Domingues de Oliveira apresentaram  Painel do projeto com o objetivo de apresentar a proposta de reativação do Programa de Jovens e captar apoio de parceiros no importante evento que reuniu 8  municípios da região Oeste.

O Programa de Jovens- PJ é um curso de ecoprofissionalização de jovens de comunidades carentes que tem como principal objetivo proporcionar uma  formação integral para o ecomercado de trabalho  com oficinas temáticas como: Turismo Sustentável, Produção e Manejo Agrícola e Florestal Sustentáveis, Consumo, Lixo e Arte e Elaboração de Projetos Ambientais.

O Núcleo de Educação Ecoprofissional de Cotia teve início em 2002, formou centenas de jovens em dois núcleos: Morro Grande e Caucaia do Alto, os alunos desenvolveram diversas atividades de cunho ambiental como: reflorestamento, monitoria ambiental, realização de eventos, monitoramento da qualidade dos rios de Cotia, projeto de coleta seletiva em escola, dentre outras atividades de grande importância e valorização para o município de Cotia e região. Desde 2009 o PJ de Cotia passa por uma reestruturação. A ONG SELVA  pretende retomar as atividades com um projeto inovador, em parceria com  Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

No Simpósio, o prefeito de Cotia conversou sobre  a retomada do Projeto e pediu uma reunião da SELVA com a Secretária de Meio Ambiente Engenheira  Patrícia Machado.

O 1o Simpósio de Educação Ambiental  foi  um marco para a Educação Ambiental da Região Oeste, onde a troca de experiências estreitou as relações ambientais entre os municípios participantes.



Postagem Anterior Próxima Postagem