Dia do índio: Escola municipal de Cotia relembra história do país

Em comemoração do Dia do Índio (19 de abril), a Escola Municipal Idelfonço Emiliano de Brito, que fica no bairro Colinas de Cotia, colocou em prática os conceitos e as informações históricas relacionadas aos primeiros habitantes do Brasil.

Os alunos participaram de diversas atividades, como confecção de cocares, pinturas corporais, construção de oca, culinária, degustação de comidas típicas e também trabalharam em uma maquete de uma aldeia indígena, tendo a oportunidade de vivenciar na prática um pouquinho da cultura indígena e expor o trabalho na unidade escolar.

A escola, que conta com espaço verde utilizado como horta, serviu como campo de exploração para as turmas que realizaram o plantio de hortaliças e aproveitaram todo o cultivo que o espaço conta: mandioca, jenipapo, laranjeira, goiabeira e mamoeiro.

O professor José Antônio e o convidado mirim Ian proporcionaram mais um momento de conhecimento para as crianças. Em volta da bananeira, eles aprenderam sobre os objetos de caça e pesca, trajes indígenas, utensílios de barro e degustação de comidas, como paçoca e mandioca, além de manusearem os objetos que estavam expostos. “Foi emocionante ver as crianças explorando os espaços escolares  e fazerem novas descobertas “, disse a diretora Maria Patrícia. “Projetos como esse criam um elo entre teoria e prática”.
Postagem Anterior Próxima Postagem