Cotia vai sediar cadastro de doadores de medula óssea

No próximo dia 7 de fevereiro, a partir das 8 horas da manhã, a 108ª sessão da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – Cotia e Vargem Grande Paulista realizará o primeiro Cadastro de Doadores de Medula Óssea.

A ideia surgiu através da munícipe Suelen Santos que, para ajudar o filho de uma amiga, resolveu pesquisar sobre o assunto e levou a ideia para a OAB e a Prefeitura. Assim nasceu a Campanha, que visa mobilizar as pessoas quanto à doação de medula óssea, já que a probabilidade de compatibilidade é de uma para um milhão, diferente da doação de sangue.

De acordo com Vagner Fernandes da AMEO – Associação de Medula Óssea, órgão responsável pela coleta em São Paulo, para realizar o cadastro o interessado deve comparecer com um documento ao local, onde é coletado 5mls de sangue e realizado o preenchimento de um cadastro. Qualquer cidadão, desde que tenha entre 18 e 54 anos e não tenha tido Câncer, Hepatite C ou HIV, pode ser doador.

Após a coleta, o material genético é levado ao cadastro nacional, onde fica armazenado num banco de dados que fará a compatibilidade dos doadores e dos pacientes com material equivalente.

Todo o processo até a finalização, com a doação, leva em média três meses; como o cadastro é nacional não há problema de qual Estado seja o doador.

Fique atento e participe. O cadastro será realizado no dia 7 de fevereiro, das 8:00 às 17:00, na OABSP 108ª Subseção de Cotia, localizada na Avenida Professor Manoel José Pedroso, 1015.
Postagem Anterior Próxima Postagem