Estão abertas as inscrições para o Prouni 2015

Aos que fizeram o Enem em 2014, tiraram no mínima 450 na média simples e não zeraram a redação, as inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos) estão abertas. O programa oferece bolsas integrais ou parciais em instituições privadas de nível superior. O período de inscrição vai do dia 26 ao dia 29 de Janeiro.

Para solicitar bolsas integrais os candidatos devem ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:


  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.


Lembrando que é necessário comprovar essas informações no ato da matrícula e eventuais falsas informações podem acarretar a punição pela lei.

Para efetuar a inscrição no Prouni 1º/2015, o candidato deverá informar seu número de inscrição e sua senha no Enem 2014 no site do Prouni. Não é possível participar utilizando número de inscrição e senha de outras edições do Enem.

Após feita a inscrição, o estudante pode escolher até duas opções de cursos. Quem se declarar preto, parda ou indígena pode concorrer às bolsas de cotas.

Para pesquisar as instituições participantes do programa neste ano, clique aqui.

Além do Prouni, também já foram liberados para consulta os resultados do Sisu 2015. Quem se inscreveu para uma vaga em instituições federais do Brasil pode ir até o site do Sisu e conferir se foi aprovado em uma das suas opções de curso. Mas quem não foi selecionado, acalme-se! Os candidatos não selecionados podem se inscrever na lista de espera da primeira instituição que escolheu. 

A lista de espera ficará com a universidade de escolha do aluno e, conforme forem surgindo vagas, os inscritos serão chamados. Mas vale lembrar que o candidato precisa acompanhar as chamadas no site da universidade que escolheu e não mais no site do Sisu.

*Por Carolina Marins (Click em notícias)
Postagem Anterior Próxima Postagem