Motoristas de ônibus intermunicipais da região ameaçam parar a partir do dia 16 de maio

Motoristas podem entrar em greve a partir do dia 16 de maio; Motoristas pretendem ter aumento salarial.





Motoristas podem entrar em greve após dia 16 de maio.















[ATUALIZAÇÃO:  Ônibus circularão normalmente amanhã (16) na região - Cotia & Cia]
Os motoristas e cobradores de ônibus que atuam nas linhas municipais e intermunicipais da região Oeste  (incluindo as linhas intermunicipais de Cotia) ameaçam entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir do dia 16. A informação é do Sindicato dos Condutores de veículos Rodoviários de Osasco e Região, que representa 9 mil trabalhadores que atuam em linhas que atendem as cidades de Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Santana de Parnaíba, Itapevi, Cotia, Taboão da Serra e Embu.

De acordo com o Luiz Cândido Valentin, diretor social da entidade, a greve será deflagrada caso, até o dia 15, as empresas de ônibus não apresentem contra proposta à pauta de reivindicações da campanha salarial da categoria. “Nossa data base é 1º de maio e, até agora, não recebemos nenhuma sinalização das empresas em negociar. O único contato foi para alterar a data base para outubro, o que não aceitamos”, explica.

Dentre os itens da pauta estão aumento salarial de 14%, elevação do tíquete refeição de R$15 para R$22 e extensão do plano de saúde para os familiares dos trabalhadores. “Já informamos as empresas e também a EMTU, que opera as linhas intermunicipais, sobre a possibilidade de paralisação. Se não houver proposta até o dia 15, realizaremos assembleias nas garagens e os ônibus param no dia seguinte”, reforma Valentin.

Atualmente, as linhas que atendem à região contam com cerca de mil ônibus em circulação. Cada um deles faz uma média de 10 viagens diárias. O sindicato não soube precisar o volume de passageiros que pode ser prejudicado em caso de paralisação.

Fonte: Web Diário (Erica Celestini)

[ATUALIZAÇÃO:  Ônibus circularão normalmente amanhã (16) na região - Cotia & Cia]
Postagem Anterior Próxima Postagem