Header Ads

Enem 2014 está com inscrições abertas

O Ministério da Educação anunciou nesta quinta-feira (8) as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014: 8 e 9 de novembro. As inscrições começou no dia 12 e se encerram no dia 23. Assim como nas edições anteriores, a taxa de inscrição é de 35 reais e deve ser paga até o dia 28 de maio. Os estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede pública estão isentos.

Mudança:

Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) anunciou uma mudança no procedimento para obtenção do certificado do ensino médio via Enem, que pode ser requerido por brasileiros com 18 anos ou mais. As secretarias estaduais de educação e os institutos federais terão de publicar os nomes e dados dos participantes do exame que obtiverem a certificação por meio do exame.

A medida foi tomada, segundo o MEC, porque o cronograma de emissão do documento é mais lento que o da divulgação das notas do Enem. No início de 2014, os dados sobre os alunos que conseguiram a nota mínima para obter o certificado só começaram a ser enviados pelo MEC em 16 de janeiro, semanas após a liberação das notas para acesso individual. Com a divulgação da lista dos nomes de alunos com direito à certificação no Diário Oficial será possível usar esse documento para garantir matrículas em cursos superiores ou vagas em concursos públicos que exijam nível médio.





















O resultado obtido no Enem pode ser utilizado pelos estudantes para ingressar em instituições de ensino superior. Pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) é possível obter bolsas de estudo em universidades privadas. Já o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) utiliza a nota do exame para selecionar alunos para universidades públicas.

Link para inscrição: http://www.inep.gov.br/
Tecnologia do Blogger.