Cotiano Fernando Aranha volta competir nesta quarta (12), nos Jogos Paralímpicos de Inverno

O cotiano Fernando Aranha, 35, volta à pista de cross-country do Laura Cross-Country Ski & Biathlon Center, localizado nas montanhas de Rosa Khutor, distrito de Sochi, nesta quarta-feira, 12. Às 10h (3h no Brasil), o cotiano irá competir no sprint de 1km nos Jogos Paralímpicos de Sochi. Ele ainda tem mais uma prova na competição: os 10km, no dia 16.

Esta é a primeira participação do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno. O país está sendo representado pelo cotiano Aranha e pelo também paulistano Andre Cintra, 34, do snowboard.

Aranha foi o primeiro a representar o Brasil nos Jogos de Inverno. No domingo, 9, ele disputou a prova de 15km do esqui cross-country. O paulistano terminou na 15ª colocação entre 21 atletas. Agora, no sprint, ele colocará em teste a velocidade e a explosão muscular.

No 1km, os atletas largam um de cada vez, após pequenos intervalos de segundos. A etapa classificatória começa às 10h (3h do Brasil). Caso fique entre os 12 primeiros, Aranha passará para a semifinal, às 12h30 (5h30 do Brasil). A final, com apenas seis esquiadores, está marcada para às 13h48 (6h48 no Brasil). O percurso da prova tem 823m de extensão.

“Na prova de sprint, consegui meus melhores resultados, mas ela é muito mais difícil. É a mais difícil das três que competirei aqui em Sochi. É muito técnica. E, como percorremos o trajeto por pouco tempo, não podemos errar. Não dá para consertar um erro, uma queda. Se eu escorregar por um segundo, não passo para a semifinal. Mas vou dar o meu melhor, como sempre”, promete Aranha.

O esqui cross-country é aberto a atletas com deficiências físicas e visuais. Dependendo da limitação física, o esquiador pode usar um sit-ski (uma cadeira equipada com um par de esquis), caso de Fernando Aranha. Atletas com deficiência visual competem com um atleta-guia. Tanto as mulheres como os homens participam em provas de distâncias curtas, médias e longas, ou então no revezamento por equipe.

Os Jogos Paralímpicos de Sochi serão disputados até 16 de março, por 575 atletas. Eles vão competir em 72 eventos, de cinco esportes: esqui alpino, biatlo, esqui cross-country, hóquei sobre trenó e curling em cadeira de rodas. O snowboard estreia como parte da programação do esqui alpino.

Atleta: Fernando Aranha Rocha
Data e local de nascimento: 10/04/1978, em São Paulo
Peso: 76kg
Altura: 1,63m
Classe funcional: LW11.5 (sitting)
Provas em Sochi: 1km (12/3, 3h*) e 10km (16/3, 5h45*)
História: Por causa de uma poliomielite, Fernando Aranha teve o movimento das pernas prejudicado aos 4 anos. Aos 16, um amigo sugeriu que praticasse basquete em cadeira de rodas. Foi, então, que ele fugiu do orfanato em que vivia e foi ao Ibirapuera para conhecer um time. Começou a praticar o esporte e, a partir daí, passou a experimentar outras modalidades. Hoje, além do esqui cross-country, compete no ciclismo adaptado e no paratriatlo.

* horário de Brasília
Postagem Anterior Próxima Postagem