Falha em sistema nacional de energia provocou apagão na região de Cotia

Algumas cidades da Grande São Paulo, do interior, litoral e bairros da capital tiveram problema no abastecimento de energia após uma falha no SIN (Sistema Interligado Nacional) que afetou as redes da Eletropaulo e da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) às 14h03 desta terça-feira (4). O SIN coordena e controla a produção e transmissão de mais de 98% da energia elétrica no Brasil.

Na região metropolitana de São Paulo, as cidades de Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Diadema e Cotia, que fazem parte da área de concessão da Eletropaulo, tiveram problemas de abastecimento. Na capital, os bairros do Capão Redondo, Pedreira, Cidade Ademar, Vila Mariana, Guaianases, Vila Prudente, São Mateus, Mooca, e Vila Matilde foram impactados.

A CPFL informou que 21 municípios do interior e litoral também ficaram sem energia. O fornecimento foi retomado pouco antes das 15h de acordo com a companhia, nas seguintes cidades: Americana, Campinas, Piracicaba, Louveira, Jundiaí, Praia Grande, Santos, Itaí, São Roque, Hortolândia, Baguaçu, Birigui, Monte Azul Paulista, Guaíra, Sorocaba, Porto Feliz, São Bento do Turvo, Santa Cruz do Rio Pardo, Jaguariúna, Pedreira e São José do Rio Pardo.

A Eletropaulo disse que recebeu autorização do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) começou a reestabelecer as ligações assim que detectou a falha. O fornecimento foi normalizado às 14h58, de acordo com a Eletropaulo. Segundo o ONS, a falha aconteceu na interligação entre as regiões Norte e Sudeste/Sul e foi necessário o desligamento em alguns locais para restabelecer o sistema.

Após a falha, ao menos 40 semáforos deixaram de funcionar na capital. Também houve problemas na linha 4-Amarela do metrô. As estações Luz e República tiveram que fechar.

*R7
Postagem Anterior Próxima Postagem