Novo Sistema de Zona Azul será implantado em Cotia; Preço será de R$ 1,90/hora

O número de vagas passará de 230 para 1.100 inicialmente – na região Central, Granja Viana e Caucaia do Alto

Na manhã desta quarta-feira (8/1), o secretário de Transportes e Trânsito, Silvio Leme, acompanhado pela equipe da Empresa Dinâmica, apresentou o novo sistema de Zona Azul que deverá sem implantado no município até o final do próximo mês.

Inicialmente, Silvio explicou sobre a concessão e objetivo. “A cidade sempre contou com Zona Azul, mas o número de funcionários estava insuficiente por conta do crescimento de Cotia – seis funcionários, três em cada período. E os locais também eram poucos em relação à extensão do município".

Atualmente, a cidade conta com locais de Zona Azul na rua ao lado da Prefeitura e na região central. São 230 vagas. “Vamos passar a contar com 1.100 vagas. A finalidade da Zona Azul é permitir que as pessoas tenham oportunidade de ocupar os locais de parada”.
 
Previsto para começar no final de fevereiro, o novo sistema de Zona Azul vai permitir que o usuário permaneça na vaga por uma hora podendo prorrogar por mais uma. As vagas de idosos e deficientes também deverão ter rotatividade.

Diferente do parquímetro implantado em outros estados, a administração optou por colocar o sistema dentro de alguns comércios que serão credenciados. “Vamos evitar vandalismo, roubo, manutenção do equipamento que tem o custo alto. Sem contar que não podemos obstruir a calçada colocando um equipamento”, explicou o diretor Técnico, Tulio Martins.

O valor cobrado por hora será de R$ 1,90. O usuário poderá pagar em dinheiro ou adquirir o cartão em um dos comércios credenciados e, assim, realizar a recarga quando necessário. “O usuário terá tolerância de dez minutos para buscar o tíquete e colocar no painel do veículo. Nossos agentes de trânsito estarão fiscalizando também os locais com Zona Azul, o que implicará em notificação aqueles veículos que descumprirem o sistema”, disse o secretário.

O sistema disponibilizará aproximadamente 450 vagas na região da Granja Viana; 220 em Caucaia do Alto e 560 em região central de Cotia. “Tudo será acompanhado pela Settrans. Vamos saber qual região precisa de mais vagas ou de mais comércios que disponibilizem o tíquete. Teremos todos os dados para ampliar e melhorar a parada dos motoristas na cidade”, ressaltou o secretário Silvio Leme.

Cada local contará com um horário de funcionamento diferente, de acordo com a necessidade. Inicialmente, o sistema será implantado nos locais onde já existe Zona Azul, assim a população será avisada através de divulgação sobre os locais que passarão a contar com o sistema.



Postagem Anterior Próxima Postagem