MEC abre inscrições para o Prouni 2014

As inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos) do primeiro semestre de 2014 já podem ser feitas no site http://prounialuno.mec.gov.br/. O prazo de inscrição para bolsas parciais e integrais em cursos de ensino superior privados vai até as 23h59 de sexta-feira (17).

O MEC (Ministério da Educação) ainda não divulgou o número de bolsas e de instituições que fazem parte do programa no primeiro semestre deste ano.

Segundo o edital, somente poderá se inscrever no processo seletivo do Prouni o estudante brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 que tiver média acima de 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na redação. É preciso ainda atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • seja pessoa com deficiência;
  • seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública. 

Serão ofertadas bolsas integrais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de um salário mínimo e meio, e bolsas parciais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de três salários mínimos.

No momento da inscrição, o estudante deverá indicar, em ordem de preferência, até duas opções de instituição de ensino, local de oferta, curso, turno e tipo de bolsa dentre as disponíveis conforme sua renda familiar.
Resultados
Serão realizadas duas chamadas, nas seguintes datas:
Primeira chamada: 20 de janeiro
Segunda chamada: 3 de fevereiro

O estudante pré-selecionado na primeira ou na segunda chamada deverá comparecer à instituição de ensino para qual foi aprovado para comprovação de informação e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, nas seguintes datas:

Comprovar informações - Primeira chamada: 20 a 24 de janeiro
Comprovar informações -  Segunda chamada: 3 a 6 de fevereiro 

O registro da aprovação ou reprovação do estudante no Sisprouni (Sistema Informatizado do Prouni) e a emissão dos Termos de Concessão de Bolsa ou Termos de Reprovação deverão ser realizados nas seguintes datas, pelas instituições de ensino:

Registro - Primeira chamada: 20 a 29 de janeiro
Registro - Segunda chamada: 3 a 10 de fevereiro 

Lista de espera 

As inscrições na lista de espera serão realizadas nos dias 13 e 14 de fevereiro. A lista de espera estará disponível no Sisprouni para consulta das instituições de ensino no dia 17 de fevereiro.
No período de 19 a 20 de fevereiro os estudantes convocados deverão comparecer às instituições de ensino e entregar a documentação para comprovação das informações prestadas na inscrição e participação em eventual processo seletivo próprio.

O registro da aprovação ou reprovação do estudante pré-selecionado na lista de espera e a emissão do Termo de Concessão de Bolsa ou Termo de Reprovação deverão ser realizados no período de 21 a 26 de fevereiro.


*Reprodução/UOL

Postagem Anterior Próxima Postagem