Campanha "Fique Sabendo" realiza 518 exames de HIV/Aid

Realizada de 25 a 29 de novembro, a Campanha Fique Sabendo, que foi promovido em Cotia para incentivar o teste espontâneo de HIV/AIDS, realizou 518 testes para HIV e Sífilis. Destes, sete apresentaram resultado positivo de sífilis e dois exames de HIV positivo.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Canassa, destaca que os dois portadores de HIV já iniciaram tratamento com Infectologista no SAE/CTA.

Este ano, a Secretaria da Saúde ampliou para seis o número de unidades participantes da campanha e investiu na realização do TRD, o Teste de Rápido Diagnóstico. Participaram da  campanha, as Unidades Básicas de Saúde do Assa (104 testes realizados), Caucaia do Alto (98 testes), Atalaia (127 testes), Recanto Suave (61 testes), Clínica da Mulher (85 testes) eSAE- Serviço de Atendimento Especializado CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento (43 testes realizados).

A campanha “Fique Sabendo” é uma mobilização com foco na prevenção, no diagnóstico rápido e no combate à Aids. A Secretaria da Saúde ressalta que as pessoas que não realizaram o teste durante a campanha Fique Sabendo têm a opção de fazê-lo no SAE/CTA que fica localizado na Avenida Rotary (ao lado da Prefeitura de Cotia).

Das 518 pessoas que realizaram o teste na campanha deste ano, 160 são homens e 358 mulheres. Deste número, 81 homens e 49 mulheres realizaram o teste pela primeira vez.

É oferecido o teste rápido de HIV, sífilis, Hepatite B e C no SAE/CTA de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. O SAE conta com infectologista para acompanhar os casos necessários, assistente social, psicólogo, médico e enfermeira. Dando positivo qualquer um desses testes, o paciente já inicia os tratamentos necessários.
Postagem Anterior Próxima Postagem