Cotia adere a campanha "Outubro Rosa"

Com o objetivo de alertar a sociedade e, especialmente, as mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, Cotia aderiu à Campanha “Outubro Rosa”.

Serão entregues nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínica e Clínica da Mulher cerca de 12 mil folders informativos sobre a doença. “É necessário ressaltar a importância desse assunto nos doze meses do ano já que a doença é implacável. Mais como o mês de outubro representa a causa, precisamos destacar ainda mais”, disse o secretário Reinaldo Oliveira. O prédio da Secretaria da Saúde e da Clínica da Mulher deverá ser iluminado na cor rosa, como símbolo na luta contra o câncer.

Os enfermeiros responsáveis nas UBS também estarão realizando palestras com distribuição dos folders.

Hoje, o município conta com o atendimento do médico mastologista na Clínica da Mulher que é o responsável em detectar o nódulo ou cisto na mama e encaminhar ao hospital de referência especializado. A mastologista atende em média 40 pessoas semanalmente. O ultrassom de mama é realizado na própria clinica e a mamografia no Hospital Regional de Cotia.

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria da Saúde, nos últimos três meses, foram detectados 15 casos de nódulo ou cisto na mama da mulher e encaminhados para um hospital realizar a pulsão ou biopsia. Em julho, foi um caso. No mês de agosto, 10 encaminhamentos e em setembro quatro casos.

Outubro Rosa:

O movimento popular internacionalmente conhecido como “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro, se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
Postagem Anterior Próxima Postagem