Veja tudo o que aconteceu no 1º dia do maior evento de saneamento ambiental da AL

Na terça-feira, 30.07, começaram oficialmente os trabalhos do maior evento em saneamento ambiental da América Latina. No Congresso, foram apresentados 28 trabalhos técnicos, o  curso “Introdução às execuções de obras, de redes de água e esgotos por métodos não destrutivos (MND)”,  coordenado pelo especialista  Sérgio Augusto Palazzo,  quatro mesas redondas e a palestra magna do atleta Oscar Schmidt.
 
Os debates do encontro técnico discorreram em torno da apresentação de novas tecnologias limpas e renováveis, técnicas de escoamento regular de  resíduos sólidos,  controle da poluição e planejamento estratégico para a implantação de novos serviços operacionais.
Ao apresentar sobre a “Determinação da concentração de sulfeto nos interceptores de esgotos - importância na gestão do controle da corroção e de odores”, o palestrante técnico da Sabesp Helvécio Carvalho de Sena, apresentou dados que confirmam os benefícios do produto químico: “em um mês de trabalho, a automação na análise do sulfeto do hirdrogênio evitou o consumo de 42 mil litros de água reduzindo em custos de produção para R$1.493. 417,52 por ano”.

Outro resultado significativo através de novas metodologias de trabalho foi observado na cidade de Socorro, São Paulo.  Com um discurso técnico enriquecido com vídeos e imagens explicativas, o palestrante Marcos José Lomonico, discorreu sobre a “Implantação do aterro sanitário do município de Socorro”. Para ele, todo município necessita ter o gerenciamento de resíduo correspondente ao que está previsto no estatuto de Política Nacional de Resíduo Sólido, além da priorização do controle da poluição.
Sob a temática de “Utilização de caminhão de auto reciclagem na limpeza de rede coletora”, o profissional técnico da Sabesp, Anderson de Carvalho Lima, também enfatizou a eliminação regular de resíduos, os desafios de executar procedimentos em redes coletoras e a implantação de poços de visitas em áreas populosas como a região do Bom Retiro. Atualmente, a limpeza destes locais tem sido realizada com caminhões de hidrojato que utilizam a própria água da rede para executar a limpeza,  proporcionando economia de tempo, água e redução de custo estimado em R$ 30 mil por mês.

As medidas socioambientais também foram amplamente discutidas. Com o tema “Ações socioambientais em feira de negócios - Projeto Ecoeventus”, a diretora da pasta de Projetos Socioambientais da AESabesp, Maria Aparecida Silva de Paula Santos, e a especialista e também gestora do Projeto, Cláudia Bittencourt, exemplificaram para a plateia  como as ações de concientização podem proporcionar à sociedade uma nova opinião sobre sua identidade e meio ambiente.

Mesas redondas
 
Na mesa redonda coordenada pelo diretor de Sistema Regionais da Sabesp, Luiz Paulo de Almeida Neto, “Energias alternativas e aplicações no saneamento” , os debatedores foram o representante da Câmara de Deputados e deputado federal, Arnaldo Jardim, e o representante da Associação Brasileira de Energia Alternativa e Meio Ambiente – Abeama, Ruberval Baldini. Durante suas apresentações, foram sugeridas medidas possíveis como a utilização de energia solar que poderia ser aplicadas em regiões com pouco índice populacional ou comunidades isoladas.
 
Já na mesa redonda a “Recomposição de pavimentação em serviços de saneamento ambiental”, sob a coordenação do presidente da ABES nacional, Dante Ragazzi Pauli, e composta pelo gerente do setor técnico de engenharia da Sabesp, Joaquim Marins Neto, pela especialista e professora da Escola de Engenharia do Mackenzie, Rita Moura Fortes ficou evidenciado que o principal desafio e meta de uma unidade está em manter um conjunto de serviços operacionais  de qualidade com esgotamento ininterrupto.

Coordenada pelo superintendente de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Sabesp, Américo Sampaio, a mesa redonda “Aproveitamento energético do biogás de estações de tratamento de esgotos”, apresentou vários tópicos dessa ação, com destaue para a explanação do  representante da GIZ - Agência de Cooperação Alemã, Vitor Bustani .


Com auditório lotado a mesa  “Plano de contingência operacional do sistema de abastecimento de água”, coordenada pelo superintendente da Metropolitana  Norte da Sabesp, José Júlio Sanches, e debatida pelo representante do   DAEE, Giuliano Deliberador e os profissionais técnicos da Sabesp, Alexandre Tassoni e José Francisco Proença, discorreu sobre as necessidades e manutenção de um efeciente abastecimento de água.

Palestra de encerramento com Oscar Schmidt
No encerramento do primeiro dia do Congresso, foi apresentada a palestra aberta “Obstinação”, ministrada, com muita propriedade, pelo atleta mundialmente consagrado Oscar Schmidt.

Em sua apresentação em tom vibrante, foi mostrado vários cenários de sua trajetória no esporte, para exemplificar valores de vida pautados em  ações, como: Visão, Decisão, Obstinação e Paixão. Exemplos de sua própria trajetória e de histórias de vida relevantes, como de um professor e um time de uma cidadinha que construíram uma quadra de terra,em condições precárias, e tornaram-se campeões com equipes bem mais estrturadas, fizeram parte dessa palestra, que culminou com lances de imagens do Jogo histórico entre o Brasil e os EUA, que reverteram um placar com 20 pontos de diferença, venceram os favoritos americanos, ganharam o título panamericano e colocaram o basquete brasileiro como referência mundial.

No término de sua palestra, Oscar abordou a preocupação do público com o seu quadro de saúde, em referência ao seu tratamento de um tumor no cérebro. Com muita segurança explicou a sua atual condição física e psicológica, falou da emoção de ter sido abençoado pelo papa Francisco e, literalmente, encantou o público, que depois se aglomerou para tirar fotos com o seu grande ídolo.

Início da Fenasan 2013 
Na parte da tarde do dia 30.07, também teve início o primeiro dia da Fenasan 2013, que reuniu 220 expositores na área de exposição do Pavilhão Branco do Expo Center Norte. Os expositores elogiaram tanto a quantidade de visitação como o alto nível técnico do público visitante, que por sua vez também se mostrou interessado nas novidades tecnológicas apresentadas nos equipamentos, produtos e serviços em exposição.


Matéria Wilson Santana

Postagem Anterior Próxima Postagem