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E-commerce: Liminar suspende vendas da Ricardo Eletro pela internet!

Site no ar ás 23:37
Uma decisão liminar da Justiça do Rio de Janeiro determinou a suspensão das vendas pela internet da companhia de varejo Ricardo Eletro. A liminar, concedida pela 3ª Vara Empresarial da capital, foi obtida em ação civil pública movida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro.

Segundo a liminar, a companhia fica proibida de vender pelo endereço ricardoeletro.com.br até que sejam atendidos todos os consumidores com entrega atrasada. A medida fixa multa diária de R$ 100 mil, em caso de descumprimento, e estabelece que a empresa defina um prazo para as entregas.

O Ministério Público informou que sua Ouvidoria recebeu inúmeras queixas de consumidores e que o site Reclame Aqui registrou mais de 22 mil denúncias sobre descumprimento de prazos da empresa, conduta que viola o Código de Defesa do Consumidor. De acordo com o órgão, na ação, o promotor de Justiça Julio Machado afirma que, após o descumprimento do primeiro prazo de entrega estabelecido, a companhia fixava outros que também não eram respeitados. O consumidor ainda enfrentava dificuldade quando tentava cancelar a compra, segundo o promotor.

A decisão da 3ª Vara Empresarial foi publicada no último dia 10 no Diário da Justiça Eletrônico do Estado do Rio de Janeiro e divulgada nesta terça-feira, 23, pelo Ministério Público. Nesta tarde, porém, o site da Ricardo Eletro continua a fazer anúncios de produtos. Procurada pela reportagem, a companhia ainda não se pronunciou.

Apesar da liminar, o site continuava no ar vendendo produtos normalmente no fechamento desta matéria (23:37).

*Estadão/Exame/Cotia e Cia

Atualizado: Ricardo Eletro diz que ajustará 'eventuais' falhas

A Ricardo Eletro informa que ainda não recebeu a intimação da decisão liminar da Justiça do Rio de Janeiro, que determinou a suspensão das vendas por internet da companhia, mas adotará as medidas cabíveis tão logo isso aconteça. A empresa afirma que faz um levantamento minucioso dos pedidos realizados no Rio para "identificar eventuais falhas e solucioná-las o quanto antes".

"É importante dizer que os atrasos nas entregas na maior parte das vezes estão relacionados a problemas como pedido de falência da transportadora, greves e paralisações", afirma a empresa, em comunicado. A companhia informa ainda que inaugurou em maio um centro de distribuição de 16.000 metros quadrados para dar mais agilidade à entrega. "A empresa adquiriu este ano o selo diamante da consultoria e-bit, dado a companhias na internet com alto índice de eficiência e qualidade no atendimento."

O Ministério Público informou que sua Ouvidoria recebeu inúmeras queixas de consumidores e que o site Reclame Aqui registrou mais de 22 mil denúncias sobre descumprimento de prazos da Ricardo Eletro, conduta que viola o Código de Defesa do Consumidor.

Com relação ao Reclame Aqui, a companhia informa que respondeu 100% das queixas registradas no site, e conta com um índice de solução superior a 80% das reclamações que chegam por ele referentes ao Rio de Janeiro. "Entretanto, o Reclame Aqui exige que o consumidor registre a solução de sua queixa para que seja considerada solucionada, o que na maior parte das vezes não acontece. Mesmo assim, a Ricardo Eletro está estruturando uma área de atendimento apenas para cuidar das queixas que chegam pelo Reclame Aqui, a fim de atender melhor seus clientes."

Exame/Estadão
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