Header Ads

Secretários e vereadores recebem comissão para tratar de pautas reivindicadas em manifestação popular!

Representantes do poder executivo e legislativo reuniram-se na manhã desta segunda-feira (24/06) com cidadãos de vários segmentos para tratar da pauta colocada em discussão na semana passada, na Secretaria de Transportes e Trânsito. Conforme divulgada em nota, a Prefeitura de Cotia restabeleceu o direito a utilização do cartão dos estudantes  nos fins de semana e a integração das linhas municipais.

Em pauta para a discussão desta segunda-feira, alguns membros expuseram que a integração não estava funcionando em sua totalidade. Diante desta informação, ficou definido que a Secretaria de Transportes e Trânsito vai cobrar a efetiva normalização da prestação deste serviço, já que a determinação da Prefeitura de Cotia no sentido de retomar a integração foi encaminhada à empresa de coletivos na  última sexta-feira.

Considerando que muitas escolas contam com projetos extensivos durante o período de recesso dos alunos, por determinação do Prefeito Carlão Camargo, além de restabelecer o direito a utilização do cartão em finais de semana, o governo municipal decidiu ampliar o beneficio do cartão bom, dando aos jovens a oportunidade de usar o sistema de passagens gratuito durante 15 dias nos meses de julho e janeiro.

Os presentes colocaram em pauta a redução da tarifa da passagem municipal, da tarifa intermunicipal (compreende três linhas de Caucaia a Cotia)  e pediram dois novos benefícios: a curto prazo, querem que o município amplie a cota diária de utilização do cartão; e a longo prazo, solicitam que o transporte seja totalmente livre.

A administração municipal enfatiza que tem a menor taxa da região metropolitana e que tem mantido firme a determinação de não aceitar aumentos abusivos, considerando que a empresa em vigor tem processos em andamento solicitando o aumento do valor, o que vem sido constantemente negado pela Prefeitura.

Os presentes apresentaram suas pautas e cobraram mais agilidade nas solicitações. Os representantes do município enfatizaram que o poder público municipal tem que estudar a fundo todas as reivindicações, a fim de observar a legislação vigente. Além disso, as decisões devem ser encaminhadas a Câmara Municipal para que os vereadores avaliem e coloquem em votação.

O secretário de Transportes informou, ainda, que a licitação deverá ser lançada dentro de um mês. Paralelamente, a Prefeitura estuda a possibilidade de criar um convênio entre os municípios que envolvem as linhas intermunicipais para que se consiga reduzir o valor da tarifa.

Silvio Leme destacou que neste momento dois índices importantes que incidem diretamente no valor da tarifa tiveram redução e estes valores serão estudados e devem ser considerados e beneficiar a todos.

O representante da APEOESP, Mateus Lima, enfatizou que é importante que o processo de licitação seja realizado de uma forma em que seja permitida a ampla participação da população em todas as fases.

Uma nova reunião foi agendada para a próxima segunda-feira (01/07) com a finalidade de acompanhar o andamento das pautas colocadas em discussão hoje.

Participaram da reunião os representantes do executivo Secretário de Transportes e Trânsito Silvio Leme, Subsecretário André Vasques, vereadores Luiz Gustavo Napolitano, Dr. Castor (Diomeneis Andrade Silva), Fernando Jão e líderes da sociedade civil, artistas, representações de professores e estudantes como a APEOESP- Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo e Juventude LIBRE – Liberdade e Revolução Coletiva de Juventude Periférica de Cotia, entre eles, Willian Paulo, Mateus Lima, Renata Souza,  Irenita Lopes, Vitor Queiroz, Thiago Dias, Izanildo Borges, Alex da Força Sindical,  Steve Ferreira e o Sargento da Polícia Militar Julio Camargo.

Clique aqui para saber mais sobre as manifestações de Cotia.


Tecnologia do Blogger.