Estudantes voltam a Ibiúna após 45 anos para congresso e homenagem ao passado!

Congresso da UNE de 1968 foi marcado pela repressão e
 pela prisão de centenas de estudantes
Foto/arquivo
Após 45 anos, Ibiúna voltará a sediar um congresso estudantil. Entre hoje (14) e domingo (16) centenas de jovens são esperados para recordar o histórico congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), realizado em 1968 na cidade de Ibiúna.

A intenção durante o congresso da União Estadual dos Estudantes (UEE) é debater temas do presente e render homenagem ao passado. Um dos pontos altos do encontro será uma edição da Caravana da Anistia.

Para o presidente da UEE, Alexandre Cherno, o resgate da geração de 1968 é necessário para compreender a juventude atual. "Ibiúna foi um marco na luta pela democracia no Brasil. Foi aquela geração que deu o caráter combativo e de enfrentamento às injustiças para a nossa geração. Devemos muito da nossa identidade a eles."

 O 30º Congresso da UNE, organizado na clandestinidade, ficou marcado como um dos capítulos-chave da história de resistência ao regime. Os estudantes chamaram a atenção pela grande movimentação em uma cidade pequena, o que acabou levando os militares a descobrir o local de realização do evento, que terminou marcado pela prisão de 700 estudantes por agentes da ditadura (1964-1985), entre eles os ex-ministros José Dirceu e Franklin Martins. Para a historiadora e ex-militante da UNE Ângela Maria Mendes, presente ao congresso de 1968, tratou-se de uma afirmação de que os estudantes estavam organizados.

"A polícia chegou ao amanhecer. O congresso da UNE marca o momento em que as coisas começam a se modificar. Havia prisões e tortura, mas nada que se compara com o que vai acontecer em 1968, com o Ato Institucional 5", disse Ângela em entrevista à TVT. O AI-5 foi o ato que deu poderes extraordinários ao presidente da República e suspendia várias garantias constitucionais, como o direito de votar e a realização de atividades/manifestações sobre assuntos políticos.
Postagem Anterior Próxima Postagem