Header Ads

2ª Divisão: Cotia FC estréia neste domingo (28).

A Segunda Divisão do Campeonato Paulista começa neste fim de semana. Com 45 equipes na disputa, o torneio é o segundo campeonato que reúne mais times profissionais no Brasil, ficando somente atrás da Copa do Brasil, disputada por 80 clubes.

Entre as 45 equipes, dez já estiveram na elite paulista, sendo que três delas – Nacional, Portuguesa Santista e Jabaquara – estão entre os clubes fundadores da Federação Paulista de Futebol (FPF).

O regulamento do torneio prevê que as equipes usem jogadores com idade-limite de 23 anos, podendo escalar três jogadores por partida acima desta idade. Com duração prevista de seis meses, a Segunda Divisão terá cinco fases e dará quatro acessos para a Série A3 do Campeonato Paulista de 2014. Confira os grupos da primeira fase:

Grupo 01

Neste grupo estão duas equipes que já participaram da elite paulista: o Araçatuba e o Bandeirante de Birigui. O também tradicional Fernandópolis, sexto colocado em 2012, o Tanabi, que contará com o experiente atacante Viola, e o Ilha Solteira, que volta após dois anos de ausência completam o grupo.

Grupo 02

O principal chamativo do grupo promete ser o duelo prudentino entre Grêmio Prudente e Presidente Prudente FC. Rebaixado na Série A3 ano passado, o Osvaldo Cruz quer o retorno imediato. Por sua vez, o Tupã aposta no técnico China, campeão ano passado com o Votuporanguense. O Assisense completa o grupo.

Grupo 03

Com metade dos seus integrantes já tendo participado da Série A1 do Campeonato Paulista, o grupo promete muito equilíbrio. Além da tradição de Taquaritinga, Matonense e Olímpia, o grupo regionalizado também terá a Inter de Bebedouro, rebaixada da A3 em 2012, José Bonifácio, quinto colocado da Segunda Divisão no ano passado, e Guariba.

Grupo 04

Pela primeira vez disputando a divisão, o XV de Jaú tem a companhia do Pirassununguense, um dos clubes mais antigos entre os filiados da FPF, e do Radium de Mococa, que já disputou a elite em 1951 e 52. Por outro lado, compõe também o grupo o Américo, fundado em 2007, e o Paulistinha, que disputou um único torneio profissional, em 2010. Completa o grupo o Palmeirinha de Porto Ferreira.

Grupo 05

Formado por equipes já mais próximas da capital paulista, o grupo tem o Taboão da Serra, campeão da divisão em 2010, mas que acabou rebaixado na A3 em 2012. Desportivo Brasil de Porto Feliz, Cotia, Elosport de Capão Bonito e Osasco são as outras equipes do grupo.

Grupo 06

Um dos clubes fundadores da FPF, o Nacional busca voltar aos melhores dias. Em 2013, o único representante da capital terá a companhia do Guarulhos, Primavera de Indaiatuba, SEV-Hortolândia, Atibaia e Sumaré.

Grupo 07

A rivalidade promete dar o tom do grupo. Na primeira fase serão quatro jogos entre times da mesma cidade. Logo na primeira rodada acontece o Clássico dos Gêmeos, entre ECUS e União Suzano. Mogi das Cruzes, por sua vez, terá Atético Mogi e União Mogi. Também fazem parte do grupo o Manthiqueira, que será comandado mais uma vez pela treinadora Nilma Alves, e Jacareí.

Grupo 08

Tradicionais e novatos compõem o Grupo 08. Se por um lado há os santistas e fundadores da FPF, Portuguesa e Jabaquara, do outro estão os diademenses CA Diadema e Água Santa, que farão suas estreias no futebol profissional. EC São Bernardo e Mauaense completam o grupo.

O Cotia FC estréia dis 28 abr (Domingo), ás 10:00 contra o  Elosport. no estádio José Sidney da Cunha
Tecnologia do Blogger.