Governo lança projeto para levar água de Ibiúna para 1,5 milhão em SP!

O governo paulista lançou na tarde desta quinta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, uma parceria público-privada (PPP) que deve trazer mais água tratada a 1,5 milhão de habitantes de sete municípios da região metropolitana da capital. A obra ligará a represa de Cachoeira de França, no município de Ibiúna, por mais de 80 km à região metropolitana da capital, aumentando em 4.700 litros de água (duas piscinas olímpicas e meia) por segundo a capacidade de geração, num investimento total de R$ 1,68 bilhão.

Ainda de acordo a companhia de águas e esgotos do Estado (Sabesp), a obra tem por objetivo ampliar a capacidade de produção de água tratada da região metropolitana em 7% dos atuais 72.800 litros de água (38 piscinas olímpicas e meia) por segundo. Ganhará o direito de explorar a concessão a empresa que exigir a menor contrapartida mensal do governo, sendo que o valor máximo mensal desta contrapartida será de R$ 25 milhões.

Os municípios beneficiados são os de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista. A estimativa é de que sejam gerados 2 mil empregos diretos e indiretos com a obra. No lançamento da iniciativa, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) comparou a qualidade da água gerada pela Sabesp à de Nova York. "Lá todo mundo toma água da torneira, aqui também", disse.

*Terra.
Postagem Anterior Próxima Postagem