Ciranda Rural de Caucaia do Alto acontece neste domingo!

Foto 2011/Rudney Oliveira
Ação voltada diretamente para as comunidades rurais, contemplando o desenvolvimento de atividades de cultura, esporte e lazer com o enfoque em saúde, preservação ambiental, cultura da paz e integração/inclusão social. A Ciranda acontece simultaneamente em cerca de 70 cidades do estado de SP, onde existe a parceria SENAR/Sindicato Rural/Prefeitura.

Em Cotia, a Ciranda Rural já acontece há três anos, no distrito Ecorrural de Caucaia do Alto . A Ciranda Rural de 2012 irá realizar atividades esportivas e culturais, além do tradicional atendimento de saúde, este ano com o foco na Melhor Idade. O tema da Ciranda este ano é “Envelhecer com Saúde”.

Uma realização do SENAR- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, com o Sindicato Rural de Cotia e Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura e Turismo/Departamento de Turismo e apoio das instituições: Secretarias Municipais de Saúde, Segurança Pública, Esportes, Transportes e Trânsito, Subprefeitura de Caucaia do Alto, grupo de bikers Os PEBA e William´s Bike. Associação Zhong-Yi-Yao de Medicina Chinesa no Brasil, SELVA – Sociedade Ecológica Verde Amarelo, Escola de Enfermagem Vital, Faculdade Mário Schenberg.

Programação:

1. Caminhada – Saída – 8 horas - Praça dos Romeiros

Foto 2011 Cotia e Cia/Rudney
Serão 10 kms de caminhada por estradas na área rural, com orientação de André Luiz Domingues de Oliveira, da Caucaia Adventure.O trajeto inclui 1,5 km de trilha do Verde e mutirão de cata-lixo durante a caminhada. Nivel de caminhada: médio. Condições de participação: boné, protetor, sapatos e roupas adequadas, garrafinha de água. Tempo previsto de trajeto: 3 hs.
2. Pedalada – Saída – 8 horas – Praça dos Romeiros

Serão 15 kms de trajeto, entre áreas urbanas e rurais. Itinerário: José Lopes Neto, Estrada da Água Espraiada, Estrada Nhambuca, Estrada de Sant´Anna, Estrada Beira Rio, Estrada Capelinha, Estrada dos Grilos (descida para vila), Av Roque Celestino Pires, Pça dos Romeiros. Condições de participação: Roupas adequadas para a prática de pedalada, capacete protetor, joelheira, garrafinha de água. Menores só acompanhados pelos pais e com autorização expressa por escrito. Duas paradas: Estrada da Capelinha e Ibicau. Tempo previsto de trajeto: 3 horas

3. Torneio de Pesca – 8 horas – Pesqueiro Tijuco Preto
Facilitador do SENAR explanará as regras no início do torneio e as categorias a serem premiadas:maior peixe, mais pesado, quantidade, etc. O 1º lugar receberá voucher do pesqueiro para uma caldeirada; o 2º lugar receberá voucher para um almoço com traíra sem espinho e o 3º lugar receberá voucher para porção de tilápia frita. Vagas limitadas!

4. Torneio de Futebol – 8 às 17 horas – Escola Roque Celestino Pires

Com apoio da Secretaria de Esportes, serão realizados 12 jogos ao longo do dia, das 8:45 às 16:45 hs, inclusive com a participação de times femininos.

5. Oficina de Bijuterias Artesanais - Artista Roberta Lorfuz
A artista Roberta Lorfuz, do Ateliê Neguim, é especialista na criação de bijuterias artesanais com tecidos e reaproveitamento de materiais. Irá ministrar na tenda instalada na Praça dos Romeiros 3 oficinas de criatividade e técnica na construção de bijuterias artesanais, nos horários- 10:00 hs / 11:30 hs / 13:30 hs. Elementos a serem criados: Colar com medalhão de pet; Flor de tecido(broche ou tic-tac); Pulseira de macramê e sementes.

Atividades Extras
Acupuntura – 9 às 13 horas
Médicos acupunturistas voluntários, da Associação Zhong-Yi-Yao de Medicina Chinesa no Brasil , irão atender pessoas da melhor idade em sessões de meia hora. Parceria: Azymec.

Caminhão de avaliação odontológica – Ao lado do palco da Praça dos Romeiros – 9 às 14 horas
Destinado ao atendimento do público de terceira idade, para avaliação bucal, principalmente prevenção de câncer de boca. Parceria com Secretaria de Saúde

Tenda da Saúde
Serão ministradas vacinas de gripe para melhor idade, e medição de pressão, diabetes, além da possibilidade de cadastramento para carteira do SUS. Parceria com Secretaria de Saúde.

Apresentação Performance Teatral – Clown – Grupo Uhu – Meio Dia
O grupo Uhu, dirigido por João Antunes Rodrigues, nasceu das oficinas de teatro do Ponto de Cultura CEACOTUR no Sítio do Mandu, mantido pela SELVA – Sociedade Ecológica Verde Amarelo. Com um ano de existência, já se apresentaram no Memorial da América Latina com textos de Artur Azevedo, e em diversos bairros e festas em Cotia com a performance Casamento Caipira. Seus membros participaram da encenação da Paixão de Cristo, mega produção teatral realizada todo ano na Aldeia de Carapicuiba.

A apresentação na Ciranda Rural faz parte dos estudos do grupo das técnicas de improvisão e criação de personagens Clown, que apesar do consenso de que o Clown seria um palhaço, trata-se de personagem cômico que não necessariamente utiliza adereços ou pinturas como os palhaços, e sim a expressão corporal e facial para sua performance. Um exemplo de personagem bem conhecido de Clown em filmes é Mr. Bean.


Para participar das atividades, é necessário fazer inscrição antecipada. Para mais informações e inscrições, ligar para 11- 4148 2001 rm 229 ou turismocotia@yahoo.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem