Artigo de Meio Ambiente: Rio + quanto?!


Todos os meios de comunicação já há algum tempo falam sobre a realização da Rio+20, título para importante conferência da ONU - Organização das Nações Unidas e que acontece para assuntos ligados ao Desenvolvimento Sustentável, vinte anos depois da criação da Eco92, também promovida pela ONU, no mesmo local, que tinha como premissa o desenvolvimento com respeito ao meio ambiente.

Muito proveitoso, vale destacar que desse encontro – a Eco92 – ganhamos a Agenda 21, a Carta da Terra e as Convenções do Clima e da Diversidade Biológica.
Contudo, o que esperar desse encontro? Qual sua importância para o planeta nesses anos que virão? O que está programado para acontecer? Muitas perguntas cercam o tema e com elas, nossa relação com futuro da “nave mãe” nas mais variadas vertentes, vai sendo escrito e planejado.

Na cidade do Rio de Janeiro, no período de 20 a 22 nas instalações do “Rio Centro” acontece a Cúpula das Nações, evento “fechado” onde apenas líderes e representantes dos governos participam. Mais de 100 Estados ligados a ONU e diversos membros de vários setores da entidade discutirão sobre temas relevantes, abordando principalmente a Erradicação da Pobreza à Proteção Ambiental e a emergência de uma Economia Verde combinada ao desenvolvimento sustentável. Infelizmente, vários líderes mundiais estarão ausentes na Rio+20, incluindo o presidente americano, Barack Obama, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro ministro britânico, David Cameron.
Vinte anos se passaram e teremos agora um balanço daquilo que foi feito nesse tempo e propostas para novas formas de recuperação para tudo de ruim que fizemos ao planeta, sem esquecer com isso do crescimento sustentável. Contudo, alternativas para diminuição do impacto negativo causado não é tarefa somente dos governos... Cabe a cada um de nós uma parte nesse ciclo. Todos nós, em cada atitude, em cada ação de usos e consumos, temos corresponsabilidade no processo. Boas práticas no uso racional dos recursos afetam diretamente a vida do planeta.

Assim, acontece uma semana antes do encontro dos líderes mundiais, em diversos locais da cidade do Rio, a Cúpula dos Povos, evento que reunirá os mais variados profissionais do setor com debates, palestras, exposições, seminários e tantas outras atividades, sobre os temas da Conferência da ONU, trazendo sempre boas surpresas (assim como foi à criação da Carta da Terra em 92) e que serão organizados por grupos da sociedade civil - como ONGs e empresas.

Mesmo que você não possa estar presente a esse encontro histórico, fique atento, opine, se informe, discuta com os amigos/professores/parentes... Participe dando o melhor de si em suas atitudes. Comece pela mudança de hábitos. Pensar nos recursos naturais e a forma com que os utilizamos já faz diferença. Pratique os “3 R’s” (Reduzir – Reutilizar – Reciclar)... E podendo, some a eles Refletir e Recusar! Faz toda diferença.
Acreditar que somos transformadores, muda tudo. Temos a capacidade da mudança, da transformação, da renovação. Só depende de cada um. E juntos, você sabe... Somos Todos UM!


Por Wilson Santana
Postagem Anterior Próxima Postagem