Header Ads

Você conhece realmente oque é o rodeio?

Rodeio é uma prática recreativa que consiste em permanecer por até oito segundos sobre um animal, usualmente um cavalo ou boi. A avaliação é feita por dois árbitros cuja nota é de 0 a 50 cada; um árbitro avalia o competidor e o outro avalia o animal, totalizando a pontuação de 0 a 100. O rodeio divide-se em algumas modalidades, tais como "touro, cutiano, bareback, bulldoging, três tambores, sela americana, laço de bezerro e laço em dupla". A prática é bastante comum no Brasil, nos Estados Unidos, no México, no Canadá, na Austrália e em mais alguns países da América Latina. O rodeio também é alvo de críticas, sustentando que a prática desrespeita os direitos animais.

Descrição e regulamentação

Estima-se que os rodeios sejam seguidos por um público de cerca de trinta milhões de aficionados, que acompanham os inúmeros festivais realizados. No Brasil, existem as festas de peão de boiadeiro, de decendência country norte-americana, onde a maior festa de rodeio no Brasil, a Festa do Peão de Barretos, chega a reunir mais de 300 mil pessoas e movimentos milhões de reais em diversos setores. Na edição de 2007, segundo organizadores do evento, a cantora brasileira Ivete Sangalo chegou a pedir 600 mil reais apenas de cachê,[1] fora despesas extras. Mesmo com as inúmeras críticas que o evento recebe, diversos artistas patrocinam e se apresentam todos os anos não apenas em Barretos, mas também nas diversas festas que ocorrem em outras cidades do interior do Brasil, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país.

Nesta última existem os famosos rodeios crioulos, que segundo o texto do Parágrafo Único do Art. 1º da Lei Nr. 11.719, de 07.01.2002 se entende por: Rodeio Crioulo é o evento que envolve animais nas atividades de montaria, provas de laço, gineteadas, pealo, chasque, cura de terneiro, provas de rédeas e outras provas típicas da tradição gaúcha nas quais são avaliadas as habilidades do homem e o desempenho do animal. Nesta categoria, o maior evento da América Latina é o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria realizado em anos pares e por onde passam média de 200.000 pessoas por edição.

No Brasil o rodeio está regulamentado pelas leis nº 10.220/2001 que institui normas gerais relativas à atividade de peão de rodeio, equiparando-o atleta profissional e a lei nº 10.359/1999 que dispõe sobre normas a serem observadas na promoção e fiscalização da defesa sanitária animal quando da realização de tais eventos.

Críticas

Esse tipo de festival é muito criticado pelos ativistas dos direitos animais, uma vez que para fazer o animal pular, são utilizados instrumentos que causam dor e estresse ao animal. Até mesmo a prova do laço foi proibida em 2006, atendendo à liminar da Ação Civil Pública movida pelos promotores José Ademir Campos Borges e Fernando Célio de Brito Nogueira contra o clube Os Independentes e a Associação Nacional do Laço ao Bezerro.[2] Ainda que os defensores do rodeio aleguem que é um fenômeno cultural presente não só no Brasil, mas também em países como Estados Unidos, no México, no Canadá e Austrália, tal argumento não se sustenta na medida em que os rodeios continuam em desacordo com o Artigo 10º da Declaração Universal dos Direitos Animais, da UNESCO. O artigo em questão impede que animais sejam explorados para divertimento dos seres humanos, pois tais exibições e espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal. Além disso, a afirmação de que algo faz parte da cultura local não tem peso legal. Nesse sentido, até mesmo a caça à raposa, praticada há séculos na Inglaterra, foi proibida há alguns anos.

Proibição
Tramita, no legislativo do Brasil, um projeto de lei, de número 2086/2011, que proíbe a perseguição de animais em provas de rodeios. Diversas cidades brasileiras, contudo, já têm proibido a prática geral dos rodeios, dentre elas:


CidadeEstadoDispositivo
Águas de São PedroSão PauloDecisão Judicial decreto estadual 40.400/95
Américo BrasilienseSão PauloDecisão Judicial
AndradasMinas GeraisDecisão Judicial de 2002
AraraquaraSão PauloLei Municipal
ArealvaSão PauloDecisão Judicial
Barra BonitaSão Paulo(Decisão Judicial de 1998
BauruSão PauloDecisão Judicial
Boa Esperança do SulSão PauloDecisão Judicial
CabreúvaSão PauloDecisão Judicial
CampinasSão Paulo(Lei Municipal de 2005 http://jus2.uol.com.br/pecas/texto.asp?id=162
CravinhosSão PauloDecisão Judicial
DescalvadoSão PauloLei do Tribunal de Justiça de 2009
FlorianópolisSanta CatarinaAção Civil de 2003
Decisão Judicial
GuarujáSão Paulo(Decisão Judicial 1997 www.forumnacional.com.br/cia_s_francisco_de_rodeios_guaruja_1997.pdf )
GuarulhosSão Paulo(Lei Municipal de 2004 *Estão tentando voltar www.anda.jor.br/?p=24708 )
ItupevaSão PauloTribunal de Justiça (2004)
João PessoaParaíbaLei Municipal de 2005, mas revogada em 2006[15]
JundiaíSão PauloTribunal de Justiça (2004)
MaríliaSão PauloAção Civil Pública de 2009
Mogi das CruzesSão PauloLei de 2005
Nova FriburgoRio de JaneiroLei Municipal de 2010 3.883
OsascoSão PauloLei Municipal de 2006 art36 e 41 www.midiaindependente.org/pt/blue/2008/04/417762.shtml )
Ribeirão BonitoSão PauloDecisão Judicial
Ribeirão PretoSão PauloDecisão Judicial
RincãoSão PauloDecisão Judicial
Rio de JaneiroRio de JaneiroLei Municipal de 2004 3879/04
Santa LúciaSão PauloDecisão Judicial
São Bernardo do CampoSão PauloLei Municipal de 2007
São Caetano do SulSão PauloAção Civil 1998
São João da Boa VistaSão PauloDecisão Judicial 2011
São JoséSanta CatarinaAção Civil 2003
Decisão Judicial
São José dos CamposSão Paulo(Ação Civil Pública 2004 www.anda.jor.br/?p=19081 )
São PauloSão Paulo(Lei Municipal de 1993 11.359/17-05-93)
SorocabaSão Paulo(Lei Municipal de 2009
TaubatéSão PauloLei Municipal de 2009
Tecnologia do Blogger.