Simulado de Urgência e Emergência é realizado em Cotia!

Cotia realizou na última quinta-feira (12/4), o Simulado de Urgência e Emergência. A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Trânsito e Transportes, Saúde, Segurança Pública com o Hospital Regional de Cotia, CCR Via Oeste, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

A ação foi realizada no trevo de acesso da Rodovia Raposo Tavares – sentido interior, na altura do km 34. A ideia surgiu após a realização do treinamento dos agentes de trânsito e da necessidade de integrar os setores envolvidos para otimizar os serviços e resultados diante de uma situação real.

“A importância do simulado de Urgência e Emergência para o Corpo de Bombeiros foi o treinamento das técnicas que são aprendidas pelos bombeiros. Além disso, conhecer as pessoas dos outros órgãos é muito importante, pois nas situações de urgência e emergência sabemos a quem recorrer. A ideia principal é realmente integrar as equipes”, conta o coordenador da operação, Capitão Wilian Vitorino, Comandante do Corpo de Bombeiros de Cotia.

Planejada há meses, a operação foi denominada “Start” e sua realização durou cerca de 40 minutos e cumpriu com a finalidade.

O Vereador Cláudio Olores (Secretário de Trânsito e Transportes durante o planejamento da ação) falou sobre o Start. “O objetivo é preparar e integrar todas as equipes envolvidas num caso de acidente. O principal ponto positivo é a integração! Após a realização do treinamento dos agentes de trânsito percebemos a necessidade de unir todos os grupos e começamos as reuniões de planejamento.”

De acordo com o Coordenador de Urgência e Emergência da rede municipal de Saúde, Marco Antônio Prado, o evento realizado treinará não só as equipes, mas também a triagem das vítimas. É muito importante que elas sejam atendidas de uma forma correta. Ele explica ainda que as vítimas de um acidente são divididas em cinzas ou pretas (vítimas em óbito) vermelhas (casos gravíssimos); amarela (casos de gravidade média) e verde (casos sem gravidade).

O Vice-Prefeito da cidade e ex-secretário da Saúde, Moisés Cabrera, participou de todo o planejamento para a operação Start e contou que tudo saiu conforme o planejado. Para ele, a ação que visa integrar todas as equipes envolvidas é de muita importância e o principal objetivo foi alcançado.

O diretor da Defesa Civil, Hintz Brandão falou sobre a necessidade do Simulado de Urgência e Emergência tanto para as equipes quanto para o município. “A principal importância desse Simulado para as equipes envolvidas é o treinamento, já para o município é poder saber o suporte que podemos dar às vítimas, o quanto podemos atender. Para a Defesa Civil a integração entre as equipes é a peça-chave.”

O acidente simulado envolveu três carros e um ônibus num engavetamento com vítimas de ferimentos leves, médios e graves. Cerca de 100 pessoas participaram da ação, sendo aproximadamente 20 vítimas voluntárias, a maioria estudantes de enfermagem.
Postagem Anterior Próxima Postagem